A tundra é uma área relativamente plana de baixo crescimento da vegetação, principalmente musgos, líquens e gramíneas. Estes apoiar uma comunidade relativamente limitado de animais , principalmente mamíferos e insetos. Está muito frio para répteis e anfíbios . Algumas aves migratórias vêm para a tundra durante o breve verão para ninho e criar seus filhotes. Algumas áreas de tundra alpina pode ser encontrado em altas montanhas , mas estes não têm o permafrost da tundra ártica .
Alta Tundra
Em alta tundra, uma fina camada de solo criado por poeira levada pelo vento e plantas em decomposição suporta um tapete de vegetação . Sob este solo fino , às vezes apenas 3 centímetros de profundidade , há uma camada de solo permanentemente congelado chamado permafrost . Permafrost impede árvores de desenvolver raízes profundas , para que não possam crescer de altura . O curto período de crescimento ( 50 a 60 dias ) significa que as árvores não podem crescer rápido o suficiente para obter alta. O crescimento das árvores também é inibida pela má qualidade do solo descongelado porque as plantas não podem se deteriorar rapidamente no frio para fornecer nutrientes e fezes de animais fertilizá-lo em apenas algumas áreas.
Baixo Tundra
Em baixo tundra, a estação de crescimento não é muito tempo, mas as temperaturas são um pouco mais quente e da camada de solo é um pouco mais grosso sobre o permafrost . Algumas espécies de árvores pode adaptar-se a este meio , embora apenas crescer a ao tamanho de arbustos . Mesmo aqui , o solo ainda congela no inverno , fazendo com que o crescimento das árvores e sobrevivência problemática. O aquecimento da temperatura global está permitindo que as árvores se mudar para áreas onde eles não têm sido capazes de crescer por milênios. De fato , o avanço da linha das árvores em alta tundra foi medido em pés nos últimos anos.
Tundra Espécies Arbóreas
abeto vermelho preto , abeto branco, Tamarack e anão bétula estão entre os tipos de árvores que estão começando a crescer em baixo tundra. Preto abeto ( Picea mariana ) , em particular, é tolerante com as condições pantanosas que prevalecem sobre a tundra no verão. Salgueiro anão ( Salix herbacea ) , a menor árvore do mundo, com um máximo de 4 polegadas de altura , cresce na tundra e fornece alimento para o caribu, o boi almiscarado e lebre ártica . Os povos nativos que vivem , pelo menos a tempo parcial na tundra comer, porque o gosto é doce e é uma boa fonte de vitamina C.