Os mantos de gelo se formam quando a massa de ganho de neve por ano, em uma área consistentemente supera o volume de neve perdida durante o degelo de verão através de fusão e evaporação. Este ciclo é chamado de balanço de massa de uma geleira . A neve que sobrevive ao derretimento do verão torna-se mais densa e sinterizado , e é referido como firn . Acumulação Glacier ocorre ao longo de dezenas de milhares de anos. Como este processo continua em uma base anual , a neve torna-se cada vez mais profundamente enterrados , e , portanto, mais bem embalado e denso. A neve mais velho é empurrado mais profundo e para fora por causa do peso que cobrem de neve e firn . Como tal, as camadas de gelo são mais espessas , com maior elevação em direção ao centro e altitudes mais baixas em direção às bordas .
Forçando Funções
O ciclo entre períodos glaciais e interglaciais , eo acumulação de camadas de gelo no hemisfério norte , é pensado para ser ligada aos ciclos de Milankovitch de isolamento verão. Esta afirma que a duração ea intensidade dos meses de verão , e, portanto, a capacidade de neve para sobreviver aos meses de Verão, está ligada a uma série de características da órbita da Terra em relação ao Sol : a obliquidade , também conhecida como a inclinação axial , que é o ângulo entre o eixo de rotação de um objecto e uma linha perpendicular ao seu plano orbital ; a precessão , que refere-se a uma mudança no eixo de rotação da Terra ; e a excentricidade , que é a quantidade da órbita da terra se desvia de um círculo perfeito . Esses fatores, relacionados com a inclinação da Terra em relação ao Sol e as distâncias máximas e mínimas orbitais do Sol, efetuar a tendência de temperaturas de verão e, assim, efetuar o crescimento de camadas de gelo .
Exemplos de folhas de gelo
Hoje , vivemos em um período interglacial , e, como tal, muitas das nossas geleiras são muito reduzidos em comparação com , digamos, 8.000 anos atrás, quando a última era glacial Maxima ocorreu. No entanto, existem alguns exemplos de extensas camadas de gelo . Por exemplo, as camadas de gelo da Antártica e da Groenlândia , as duas maiores , em conjunto, cobrem cerca de 10 por cento da área da superfície da Terra e contêm 77 por cento da água doce do mundo . Ambos têm uma espessura média de cerca de 6.900 pés , e da camada de gelo da Antártida tem uma área de cerca de 5 quilômetros quadrados por 41 quilômetros quadrados , cerca de 10 vezes o volume de gelo da Groenlândia .
Ice folhas no passado
Durante os últimos 2600 mil anos mais ou menos, a Terra passou por vários períodos de glaciação , quando o volume de água doce preso no gelo foi muito maior do que é hoje . Enquanto o volume exato de gelo preso durante a última idade do gelo é muito debatido por geólogos, geofísicos e glaciologists , pensa-se que o nível global do mar foi de pelo menos 410 pés menor do que é hoje do que era cerca de 19.000 anos atrás. As evidências indicam que as camadas de gelo do norte ao sul espalhar para cobrir as regiões onde Nova York, Berlim e Londres estão agora. No passado, o hemisfério sul também foi a casa da folha de gelo da Patagônia , mas foi reduzido para abaixo estatuto camada de gelo durante o período interglacial atual.