Existem quatro zonas entremarés : a zona de pulverização e as zonas entremarés altos , médios e baixos . A abundância e diversidade de organismos é baixa no spray e zonas entremarés de altura. Na zona intertidal meio, onde a terra é descoberto apenas por curtos períodos de tempo durante a maré baixa, as formas de vida são mais abundantes e diversificados. Na zona intertidal menor , a terra é descoberto muito raramente durante o menor de marés sazonais , ea vida é abundante e diversificada . A razão para o aumento da diversidade e abundância de vida como as zonas entremarés aprofundar é que a extremidade da mudança ambiental é menor e por menos tempo do que nas zonas entremarés superiores.
Plantas
a vida vegetal nas zonas entremarés média e baixa serve como fonte de alimento e abrigo para os animais dessas regiões . As plantas fornecem umidade quando a maré baixa deixa animais expostos ao ar , e também protegê-los de predadores. Macroalgas marinhas , ou algas, são algas multicelulares que são estruturados como as plantas , mas atuam de forma diferente. As raízes desta planta mantê-lo ancorado , mas não desenhar nutrição. Oito centenas de espécies de animais marinhos são apoiadas por florestas de algas marrons algas do meio e regiões entremarés inferiores. Algas vermelhas absorve luz azul, que lhe permite sobreviver em águas mais profundas , onde contribui para a formação de recifes de coral.
Animais
Não há estrita fronteira entre médio e baixo animais zona intertidal , embora alguns são mais adequados para exposição de curta e só tendem a ficar em regiões mais baixas, com mínima exposição . Abalone, chitons , lebres do mar, ouriços-do- mar roxo , caracóis turbante suaves e estrelas do mar ocre são espécies intertidais inferiores. Animais da zona meados litorais estão adaptados para serem expostos e surgiram diversas vezes ao dia . Espécies encontradas nessas regiões incluem mexilhões , caranguejos costa, turbante e caracóis pústula do cão, e de colmo e gooseneck cracas . Seus habitats variam de regiões rochosas e piscinas naturais de florestas de algas e algas marinhas .
Adaptações
Diferentes criaturas são adaptados para sobreviver a exposição ao ar e ação das ondas de formas semelhantes. Animais reter água em câmaras de fachada durante as marés baixas , para evitar ressecamento durante a exposição ao ar . Ouriços do mar , anêmonas , estrelas do mar , caracóis e lapas produzir muco para evitar dessecação . Eles também usar muco em conjunção com sucção de vácuo para se manter ancorado . Cracas , caracóis de construção tubo , vermes tubulares e bivalves secretam elementos em rochas ou conchas de outros animais de cimentação . Alguns moluscos, chitons e ouriços do mar perfuram rochas usando mecânica ou por ácidos secretoras . Artrópodes podem esconder em fendas ou debaixo de pedras .