O oxigênio é apenas um subproduto da fotossíntese , mas um ser humano e outras criaturas que respiravam oxigênio têm boas razões para ser grato. De acordo com a Environmental News Network, apenas algas , micróbios e outros pequenos organismos transmitidas pela água produzir cerca de 330 bilhões de quilos de oxigênio a cada ano. O oxigênio é liberado quando a água , H2O, é dividida em hidrogênio e oxigênio , aproveitando a energia da luz solar.
Elétrons
Apesar de oxigênio e glicose comestível são os produtos que são mais provável para apreciar a partir das reacções de luz-dependentes de fotossíntese , não é a razão pela qual as plantas fazê-lo . O produto mais importante de reações luz-dependentes para as plantas é elétrons. Quando as plantas realizar fotólise , a divisão da água em hidrogênio e oxigênio , eles o fazem para elétrons de colheita , assim como painéis solares microscópicas. Estes elétrons são então conduzidos ao longo de uma série de transportadores de elétrons para alimentar o processo de fotofosforilação da fotossíntese , que converte ADP em ATP , a moeda universal de energia a nível celular .
ATP
ATP significa adenosina trifosfato . É a principal moeda de energia em reações celulares . Se você quiser que algo seja feito em uma célula, você provavelmente vai precisar de uma boa reserva de ATP para alimentá-lo . ATP é um produto direto das reações luz-dependentes , que utilizam a energia liberada pela separação da água em hidrogênio e oxigênio para gerar moléculas de ATP .
NADPH
A última etapa nas reações luz-dependentes da fotossíntese é reduzir NADP + , fosfato de nicotinamida adenina , uma das principais operadoras de elétrons na fotossíntese, em NADPH . NADPH , que representa a nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato - oxidase, é então utilizado para alimentar as reações do Ciclo de Calvin da fotossíntese.