O sol é responsável pela mudança de temperatura de grande parte da atmosfera da Terra . Os fotões aquecer a superfície da terra, que , em seguida, aquece o ar adjacente , fazendo-a subir e expandir . Moléculas de ar quente têm mais espaço entre eles , tornando-os menos densos do que as moléculas de ar mais frias e forçá-los para cima. Este aquecimento solar nem sempre é uniforme, e uma coluna térmica pode ser formado como resultado .
Correntes de convecção
Desde que o sol brilha mais forte sobre a região equatorial de o planeta do que nas regiões polares , há um grande gradiente de temperatura entre o equador e os pólos . À medida que o sol aquece esse ar , ela se move em direção ao pólos norte e sul , onde se desloca o ar mais frio. Este ar quente é arrefecida , e o ar frio deslocado é aquecida , e o ciclo continua . Este tipo de movimento do ar é chamado de corrente de convecção , e é alimentado por luz solar.
Pressão
O vento é uma outra forma de movimento de ar . É causada por diferenças de pressão entre dois bolsões de ar. Quando existe uma diferença drástica na pressão de ar a uma distância curta , o vento será muito forte . O ar flui a partir da mais elevada de massa de ar de pressão à massa de baixa pressão , o mesmo que o ar se move a partir de um balão insuflado para a atmosfera circundante quando é estalou . Como o ar é aquecido, sua temperatura vai cair , puxando mais ar para ele.
Efeito Coriolis
A rotação da terra afeta o fluxo de ar em um fenômeno chamado de Coriolis efeito . Isso empurra o ar para a direita , o que faz com que o ar a girar no sentido horário em torno de massas de ar de alta pressão e massas anti-horário em torno de ar de baixa pressão no hemisfério norte . No hemisfério sul , ocorre o efeito oposto. Este é o mesmo efeito que faz com que a água escorrer em direções opostas nos hemisférios norte e sul.