O intervalo do mamute se estendia desde o Alasca através do Canadá e dos Estados Unidos para o México e América Central. Sites com restos estão localizados em todo os países. Um exemplo é um site de mamute em Hot Springs , South Dakota. É o local de uma dolina inundada onde mamutes iria parar de beber . Os cientistas acreditam que os mamutes ficaram atolados no local e foram incapazes de levantar-se , o que explica o grande número encontrado. Mais de 50 mamutes, tanto colombiana e lanoso, foram escavados no local .
Climate Change
Um dos motivos proposto pela morte de mamutes é a mudança climática . Durante o Pleistoceno , a temperatura oscilou entre eras glaciais e tempo quente . No final , a temperatura esquentou consideravelmente, e alguns cientistas acreditam que este tempo quente mudou os habitats e oferta de alimentos disponíveis. O problema com esta teoria é que os mamutes fato sobreviveu a muitas mudanças climáticas no seu passado , por isso é claro por que esta última mudança causou sua extinção.
Caça
Os mamutes eram animais de grande porte ; o mamute colombiano ficou 14 pés no ombro e pesavam de 8 a 10 toneladas , enquanto que os mamutes foram 11 metros de altura no ombro e pesavam 6-8 toneladas. Apesar de seu tamanho , uma outra teoria é que os seres humanos caçavam mamutes à extinção . Mortes mamute parecem coincidir com a aparência de seres humanos , embora os seres humanos de 10.000 anos possuía armas primitivas . Não há dúvida de que eles teriam a capacidade de matar esses animais de grande porte em grande número.
Disease
Outra teoria para a morte dos mamutes sugere algum tipo de doença dizimou as espécies . Não existe nenhuma evidência para provar esta teoria. Como o Museu de Paleontologia da Califórnia sugere, o problema é resolvido , e talvez todos os três fatores contribuíram para a morte dos mamutes . Embora o Pleistoceno terminou há 10.000 anos , os mamutes viviam em aproximadamente 4.000 anos atrás , de acordo com o Museu de Anchorage.