O oceano está dividida em quatro zonas principais: o intertidal , neritic , oceânica e abissal. A zona intertidal é a área do mar costeiro que é afetado por mudanças de maré. Esta zona contém diversos ecossistemas , como praias , estuários e piscinas naturais . A zona nerítica é o mar raso estendendo-se até a borda da plataforma continental e da zona oceânica é a área localizada sobre a planície abissal. A zona abissal refere-se às vastas planícies , escuros do piso da bacia do oceano. Ele também inclui as fendas vulcânicas de cadeias de montanhas submarinas . Enquanto as zonas são divididas como colunas de água sobre áreas específicas de uma placa tectônica , as camadas do oceano são divididos de acordo com a profundidade e regime de luz . A camada superior oceânica , o chamado epipelágica , é seguido pela mesopelágica eo bathypelagic no aumento da profundidade ; o abyssopelagic é a camada mais profunda .
Shoreline Ecossistemas
Muitos ecossistemas e comunidades diferentes prosperar a mudança de linhas costeiras dos oceanos . Praias de areia apoiar aves, crustáceos e répteis , enquanto piscinas de maré oferecer abrigo temporário para as criaturas marinhas encalhadas e caça ideais para predadores. Estuários e pântanos têm uma mistura de água doce e salgada , apoiando uma comunidade diversificada de organismos. Estes ecossistemas menores fazem parte de uma comunidade maior que habita o litoral de um oceano.
Recifes de Coral
Os recifes de coral são formados por corais mortos e vivos . Embora estes organismos aparecem como as plantas , eles são realmente pequenos animais . Alguns coral são solitários , mas a maioria é colonial e formar um coral maior feito de pólipos individuais. Os restos de coral morto gradualmente se acumulam para formar recifes , que suportam uma grande variedade de animais marinhos , como peixes, polvos , enguias, tubarões e crustáceos .
Manguezais
Este ecossistema gira em torno de árvores de mangue , o que é uma classificação não taxonômico para árvores e arbustos que podem viver em habitats úmidos, salinos. Ecossistemas de mangue são encontrados em um quarto de costas tropicais do mundo . Este ambiente é um terreno fértil para muitas espécies de peixes e aves , e é diversa em espécies de plantas especializadas.
Oceano aberto
O mar aberto é um ecossistema amplo que existe na camada de superfície de luz rica . Os produtores deste ecossistema são plâncton fotossintético , que são comidos por peixes , raias e baleias. Muitos predadores no oceano aberto alimentam de peixes e outros predadores. Este ecossistema suporta o maior mamífero do mundo, a baleia azul . As correntes oceânicas são um fator importante nos ciclos de organismos no mar aberto da vida , trazendo água rica em nutrientes de outras áreas.
Deep Ocean
ecossistemas do oceano profundo são desprovido de luz e dependem de restos afundados e materiais orgânicos das camadas oceânicas superiores. O fundo do mar suporta vários catadores e seus predadores , os quais todos se beneficiam da matéria orgânica descendo até o chão. As fendas vulcânicas que formam novo fundo do mar também apoiar uma comunidade extremamente especializado de organismos que dependem superaquecidos aberturas , fumando na superfície da Terra. Estas aberturas expelem água quente que é rica em minerais . Bactérias quimioautotróficas criar energia pela oxidação do enxofre a partir das aberturas, e servem de alimento para espécies de caranguejos e camarões. Vermes tubulares também abrigam a energia a partir de reações químicas para sustentar a vida , tornando a energia solar absolutamente desnecessário para a sobrevivência deste ecossistema.