estresses ambientais, como secas e inundações podem mudar os organismos que ali vivem. As condições são diferentes e, portanto, os organismos podem ter que mudar ao longo de gerações para se adaptar a viver com menos água , as temperaturas mais elevadas, desenvolver pés de pato para nadar ou tornar-se mais interessado em tocas para encontrar água. Por exemplo , a maioria das espécies de rãs põem ovos que são adequados tanto para terra ou colocação de água. Devido a um ambiente imprevisível , uma espécie de rã no Panamá é capaz de botar ovos em ambos os lugares para melhor se adaptar ao ambiente em mudança.
Fatores físicos
mudanças físicas ambientais como mover ao longo do tempo em altitudes mais elevadas, áreas de brejo ou áreas mais secas como o deserto pode ter um efeito sobre os organismos que ali vivem. Por exemplo , as pessoas que vivem no Tibete, onde a maioria da terra é a grande altitude , com teor de oxigênio menor no ar , desenvolveram diferenças fisiológicas lowlanders . Eles têm mais glóbulos vermelhos , que transportam oxigênio pelo corpo . Seus ancestrais sobreviveram e tiveram mais filhos, que também tinham mais filhos, e assim por diante , criando as pessoas menos bem adaptado com a contagem de células vermelhas do sangue mais baixos.
Predação e Fatores Alimentar
populações de predadores mudança de coloração e desenvolver diferentes habilidades predatórias , dependendo do ambiente e sobre as reações de suas presas. Por exemplo, um casaco de chita permite que ele se fundir com as gramíneas de savana , e sua velocidade lhe permite manter-se com a sua veloz presa antílope. Por outro lado, a população antílope desenvolve sistemas de camuflagem , casacos e respostas rápidas sinalização para aumentar as chances de sobreviver ao ataque cheetah .
Variação Genética
Para que qualquer pressão de seleção para alterar as características de uma população ao longo do tempo , a população tem que ter a variação genética necessária . A variação nos genes , e o desenvolvimento acidental de uma mutação nos genes , dá alguns membros de uma população de uma vantagem adaptativa ao longo dos outros membros . Esta diferença torna -se mais provável que o organismo com o novo e aperfeiçoado característica da raça irão sobreviver e , em comparação com o organismo com a característica menos adequado . Por exemplo , a população humana tem variação que permite que alguns membros para resistir certas doenças melhor do que outras pessoas. Um exemplo disso é a prevalência de anemia falciforme em pessoas que vivem em algumas áreas da África com muita malária. A anemia ajuda a proteger contra a doença , e assim mais pessoas nesta área têm -lo do que em áreas menos afetadas pela malária.