O aumento das temperaturas globais devem aumentar derretimento de grandes placas de gelo do mundo, levando-os a diminuir de tamanho , conforme demonstrado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas em 2007 Este é previsto para aumentar ainda mais o aquecimento global através de uma série de feedbacks positivos , como a redução do efeito albedo de gelo ; o poder de reflexão de uma superfície . Assim, terra exposta deixado pelo derretimento do gelo vai absorver mais calor , devido a uma menor albedo e agravar o aquecimento global. Além disso , a água de derretimento de camadas de gelo pode afetar as correntes oceânicas , como a Corrente do Golfo , por meio de mudanças associadas na salinidade e temperatura.
Aumento do Nível do Mar
O derretimento de mar de gelo localizado nos polos e latitudes mais elevadas, devido às temperaturas mais quentes, vai liberar grandes quantidades de água de degelo , contribuindo para aumentos globais no nível do mar. De acordo com a National Geographic, aumento do nível do mar aumentou ao longo do século passado, com um novo aumento , de 7 a 23 polegadas previstos até o final do século. Isto irá colocar regiões costeiras em maior risco de erosão costeira e de perder áreas de terra para o mar. Além disso, o IPCC explica como milhões de pessoas terão de enfrentar inundações costeiras regulares , como consequência do aumento do nível do mar.
Aumento da incidência de eventos climáticos extremos
aquecimento dos oceanos e da atmosfera irá fornecer mais energia ao longo do sistema climático. Assim , as temperaturas da superfície do mar mais quentes estão previstas para ajudar a alimentar um aumento de eventos climáticos extremos, como furacões. Além disso , as temperaturas mais quentes podem aumentar o risco de secas severas e, consequentemente, uma maior incidência de incêndios florestais . Prova disto é fornecido pelo Conselho de Defesa dos Recursos Naturais , que demonstram como temporada 2006 um incêndio em os EUA estabeleceram novos recordes no número de incêndios relatados e hectares queimados.
Impactos ecológicos
as alterações na fenologia , o calendário de eventos ecológicos , como a brotação das plantas , deverão deslocar sob climas mais quentes. O início da primavera está previsto para ocorrer mais cedo , o que terá repercussões para a vida selvagem . De acordo com o IPCC , em 2007 , a resiliência de muitos ecossistemas é susceptível de ser ultrapassado por uma combinação sem precedentes de mudanças climáticas e doenças associadas , como o aumento das secas e incêndios florestais , além de impactos do crescimento da população humana e da mudança de uso da terra .