A primeira causa primária das marés é a atração gravitacional da Lua sobre os oceanos . Se a Lua foi parado , no período de maré seria igual ao período de rotação da terra , ou 24 horas. No entanto , a Lua também gira em torno da Terra . Isso requer a Terra a girar um pouco mais do que uma rotação de apanhar para o novo local da Lua, adicionando cerca de 50 minutos para o período de maré. É por isso que as marés altas e baixas não ocorrem ao mesmo tempo todos os dias. Em vez disso, eles chegam 25 minutos mais tarde a cada vez.
Pull do Sol
A segunda principal causa das marés é a atração gravitacional do Sol sobre os oceanos . Enquanto o Sol é de 27 milhões de vezes mais massivo do que a Lua , também é 390 vezes mais longe. Como a distância é mais influente que a força gravitacional de massa , essa distância resulta na Sun produzindo marés solares que são metade do nível das marés lunares. Quando a Lua eo Sol estão alinhados no mesmo lado da Terra, suas forças gravitacionais são combinadas , resultando em maiores marés altas , conhecidas como marés vivas . Quando eles estão alinhados em lados opostos da Terra , sua gravidade puxa compensar um ao outro , resultando em menores marés altas , conhecidas como marés mortas .
Tipos de Marés
A relação geométrica complicada da Terra, a Lua eo Sol resulta em três tipos de marés. Que tipo de maré ocorre depende da localização . Marés diurnas produzir uma alta e uma baixa-mar por dia de maré. Este tipo de maré ocorre no Golfo do México e Sudeste Asiático. Marés semi- diurnas produzir duas altas e duas marés baixas por dia de maré. Este tipo de maré ocorre nas costas atlânticas da Europa e os EUA . Marés mistas produzir dois de altura e duas marés baixas ; no entanto , o nível de cada um é diferente . Em outras palavras, uma maré alta da maré alta , a baixa da maré alta , maré alta - baixo e baixo- baixo é produzido. Isso ocorre na costa oeste de os EUA eo Canadá .
Por que não há -mares de um lago ?
Marés são formados pela diferença de gravidade puxa um determinada massa de água . Para que haja uma diferença , é necessária uma grande distância . Por exemplo, a força gravitacional da lua em um lago é o mesmo em qualquer ponto, não produzindo variação no nível da água. No entanto, para a grande massa de água , a força gravitacional é diferente , criando uma protuberância , ou nível superior, no ponto mais forte de atração gravitacional .