Condições extremas causar fatores topográficos abióticos , que são principalmente envolvidos com a sucessão secundária . Deslizamentos de terra e deslizamentos de terra são exemplos desse tipo de fator , pois causam uma reforma maciça da paisagem. A perturbação causada por deslizamentos de terra e desabamentos de terra permite a espécie de perturbação tolerante para repovoar o habitat.
Solo
O solo , um fator abiótico , de um ambiente afeta primário ecológica sucessão grandemente . Diferentes espécies de plantas requerem diferentes condições de solo . Árvores tendem a ser o maior organismo de condução nesta porção da sucessão ecológica . Os níveis de pH do solo é geralmente a mais afetada pelas árvores que habitam e determina que tipo de plantas podem prosperar lá. O tipo de solo ( argiloso areia, arenoso , o solo top com húmus , etc) também desempenha um grande papel no que espécies podem habitar uma área. Nas áreas de areia , apenas um seleto grupo de espécies são capazes de criar raízes e sobreviver. O nível de umidade do solo determina que tipo de árvores habitam uma área. Áreas pantanosas tendem a casa árvores com maiores requisitos de nível de pH onde os solos mais secos tendem a casa árvores com menores requisitos de nível de pH.
Clima
Clima, um abiótico fator altamente envolvidos em ambos sucessão primária e secundária , desempenha um papel significativo na determinação da direção da sucessão em um ambiente. Se um ambiente recebe um período de baixa precipitação , torna-se mais suscetível a incêndios causados por raios. Isto leva a sucessão secundária em que as espécies resistentes ao fogo e toleráveis prosperar e os outros morrem. Vento tem a capacidade de reformar a paisagem ao longo do tempo por meio de erosão. Os ventos podem também conduzir incêndios para outra causa perturbação. No entanto, quando um ambiente recebe altos níveis de precipitação , torna-se mais adequado para certas espécies que são toleráveis de níveis elevados de umidade , que é um exemplo de efeito climático sobre sucessão primária .
Espécies Interação e Competição
A interação e competição entre as espécies em um determinado habitat é um fator biótico de sucessão primária ecológica. Quando a sucessão começa e as primeiras espécies , conhecidas como espécies pioneiras , alterar a estrutura do ambiente, novas espécies agora toleráveis às novas condições de avançar. A diversidade entre as espécies presentes é elevado neste momento. No entanto , com o tempo , a concorrência ea interação provoca uma queda significativa na diversidade de espécies , onde as espécies dominantes prosperar eo resto morrem.