grãos de pólen são compostos de uma ou mais células vegetais não reprodutivas e uma célula de reprodução que contém dois núcleos . Um dos núcleos forma um tubo de pólen , que é uma estrutura utilizada para o transporte de células de esperma na parte fêmea da planta . O outro núcleo se divide para formar células espermáticas. Todas estas células não reprodutivas , tanto e reprodutivos , são encerradas em uma parede celular chamado intine . Este por sua vez é cercada por uma camada exterior protectora um chamado exina .
Tamanho
grãos de pólen individuais pode ser tão grande quanto 100 micrómetros , igual a um décimo de um milímetro , ou sobre a espessura de um cabelo humano . O grão de pólen menor , que pertence ao esquecer - me não - flor, é de cerca de 6 micrômetros de tamanho.
Produção
A parte da planta que produz o pólen é chamado o microsporângio , que está localizado em uma estrutura diferente , dependendo do tipo de planta . Em plantas floridas , o pólen é produzido na antera , que fica no fim do estame , também referida como a parte macho de uma flor . Em plantas nonflowering , como as coníferas , o pólen é produzido no cone masculino.
Forma e cor
Os grãos de pólen de diferentes espécies são incrivelmente distintivo em forma, como visto sob um microscópio eletrônico. A maioria é redonda, oval ou em forma de feijão , e pode ter uma superfície lisa ou espetado . Os grãos de pólen são geralmente brancos , laranja ou amarelo.