Quando duas placas continentais colidem, eles formam um dos três principais tipos de limites de placas , chamado de limite convergente, ou zona . Limites convergentes representam áreas em que a crosta da Terra está sendo reciclados. Um segundo tipo de placa de contorno é chamado uma zona divergente . Ao contrário do que as zonas de convergência , zonas divergentes representam áreas em que duas placas estão se espalhando pedaços. Limites convergentes representam áreas onde uma nova crosta está sendo criado. O tipo primário final da fronteira é chamado de transformar ou conservação, fronteira . Aqui , duas placas estão horizontalmente deslizem entre si . Limites de transformação produzir linhas de falhas , tais como a zona de falha de San Andreas , na Califórnia.
Convergentes limites de placa
Existem três tipos de colisões que podem ocorrer entre as placas tectônicas. Quando as placas oceânicas colidem numa zona convergente , a placa antiga é forçado sob a placa nova , mais leve , num processo denominado subducción . A Fossa das Marianas é um exemplo deste tipo de zona convergente. Quando uma placa oceânica colide com uma placa continental , os subducts placa oceânica sob a placa continental mais flutuante . O terceiro tipo de zona convergente é produzido quando duas placas continentais colidem, de natureza semelhante à colisão de dois icebergs maciços.
Colisões entre placas continentais
limites convergentes envolvendo placas continentais , também conhecidos como limites de colisões , resultar em uma pressão tremenda . Porque as duas placas continentais são ambos relativamente leve e baixa densidade , nenhuma das chapas é capaz de forçar facilmente a outra para submergir . Em vez disso, as duas placas comprimir juntos sob uma enorme pressão , em última análise, flambagem . Os resultados desta colisão incluem grande corte horizontal e estocadas para cima dramáticas. As forças criadas em fronteiras colisões formam as maiores cadeias de montanhas do planeta.
Exemplos de colisões placa continental
Um exemplo dos tipos de formações que ocorrem em um continental colisão de placas pode ser observada no local onde a placa indiana está colidindo com a placa da Eurásia . A placa indiana tem minado para criar o Himalaia . Esta cordilheira atinge alturas tão elevadas quanto 29.000 pés , as montanhas mais altas do continente do planeta. A placa da Eurásia tem sido levantada , produzindo o planalto tibetano . Este planalto , por vezes referido como o "Teto do Mundo", é caracterizado por uma altitude média de mais de 16.000 pés. A altura deste planalto , o que representa uma área equivalente a metade do Estados Unidos 48 inferior , superior a todos, mas dois dos picos nos Alpes, e é maior do que quase todos os picos em os EUA