Ted Theodore Fujita , da Universidade de Chicago reconheceu a necessidade de ser capaz de avaliar a intensidade , ou força, de tornados , com base no dano que causam . Em 1971, ele lançou seu Escala Fujita Danos Tornado. Esta escala tornados avaliado por seis categorias , chamado F0 através F5 . Esta escala desde investigadores com a capacidade de estimar os ventos de um tornado, gerando, assim, uma classificação de força comparável para cada twister .
Escala F aprimorado para Tornado Damage
Início no início de 1990 , os cientistas começaram a reconhecer uma série de limitações inerentes à Escala Fujita original, incluindo a falta de indicadores de dano, uma falta de consideração para a qualidade de construção, bem como a falta de uma correlação definitiva entre o dano ea velocidade do vento. Estas limitações foram levando a estimativas de danos inconsistentes e superestimando de velocidades do vento . Como resultado , os cientistas e engenheiros trabalharam juntos para criar a Escala F aprimorado para Tornado Damage , que se tornou a escala oficial usado por inspectores tempestade de dano em 2007
Fatores usados para classificar Tornado strenght
A Escala F avançado usa oito níveis de danos , chamado graus de danos . Os DODs começar com o nível 1 , o que representa o limiar de danos visíveis , e progride até o nível 8 , o que representa a destruição total. Estes oito DODs são utilizados para classificar os danos sofridos por 28 tipos de estruturas , chamadas de indicadores. Exemplos de indicadores incluem toda a simples casas móveis , shoppings e residências de um ou dois familiares. Cada DOD para cada indicador separado é atribuído um nível de F correspondente. A Escala Fujita melhorada em seguida, fornece uma estimativa do três segundos velocidade rajada de vento para causar esse tipo de dano . Mais uma vez , a escala só fornece uma estimativa da força, expressa na velocidade do vento , para um dado tornado.
Classificações da Tornado Strenght
De acordo com a Escala F aprimorada , um tornado F0 produz rajadas de vento de três segundos de entre 65 e 85 mph , causando danos leves . Um tornado F1 produz rajadas de três segundos de vento de entre 86 e 110 quilômetros por hora, causando danos moderados . Um tornado F2 produz rajadas de três segundos de vento de entre 111 e 135 quilômetros por hora, causando danos consideráveis. Um tornado F3 produz rajadas de três segundos de vento de entre 136 e 165 quilômetros por hora, causando graves danos . Um tornado F4 produz rajadas de três segundos de vento de entre 166 e 200 quilômetros por hora, causando danos devastadores . Um tornado F5 produz rajadas de três segundos de vento de mais de 200 mph , causando destruição completa .