cianobactérias são freqüentemente encontrados em movimento lento , corpos quentes de água com elevado conteúdo mineral . A espécie é altamente flexível e tem uma capacidade para crescer numa variedade de condições de água . Embora mais freqüentemente encontrados em lagoas e lagos , algas azuis-verdes não são exclusivos de ambientes aquáticos e pode ser encontrada em áreas desérticas e florestais.
Reprodução
Blue- algas verdes se reproduzem assexuadamente . Geralmente, isso ocorre através do crescimento do exospores , que quebram após atingirem a maturidade , ou através endospores , em que uma célula individual divide uma vez que atinge a maturidade. Algas verde-azuladas geralmente - mas não exclusivamente - . Usam a fotossíntese para converter a luz solar para alimentar
Cor
Individual algas verde-azuladas são microscópicos e só se tornam visíveis quando as condições estão maduras para uma "flor ". Como seu nome indica , muitas flores emprestar, uma tonalidade azul-esverdeada turva a água, que é muitas vezes descrita como semelhante a tinta verde flutuando na água. Isto é devido à presença de dois pigmentos , a clorofila e o pigmento verde ficobilina pigmento azul . Embora estes dois pigmentos estão presentes em todos os blooms de algas azuis-verdes , outros pigmentos estão presentes também. Esses outros pigmentos podem dar uma alga azul-verde florescer um tom muito diferente, como a flor que dá ao Mar Vermelho o seu nome.
Cheiro
Blue- verde algas emitem um odor de mofo distintas como flores mais velhos morrem . Em casos extremos , o odor cheiros como esgoto . Perto de áreas urbanas , morrendo algas azuis-verdes também podem emprestar um cheiro fétido a água potável
Riscos para a Saúde
As toxinas emitidas a partir de algas azuis-verdes têm sido conhecida a causa uma série de problemas de saúde de questões relativamente menores , tais como coceira na pele e erupções cutâneas para as questões mais graves, como problemas respiratórios e infecções do fígado. Além disso, um azul-esverdeado proliferação de algas também pode esgotar um lago de seu teor de oxigênio, matando peixes e prejudicando o ecossistema aquático de um determinado lago ou lagoa. Embora nem todos os tipos de algas azuis-verdes são tóxicas e porque não há nenhuma maneira rápida e fácil de identificar espécies tóxicas e não- tóxicas , evitar tocar ou beber a água que pode estar contaminada. A única maneira de identificar corretamente algas azuis-verdes na água é através de ensaios laboratoriais .