Ao contrário de vulcões associados com limites de placas , hotspot , ou inter- placa , os vulcões estão localizados dentro de placas tectônicas . Eles são alimentados por fontes localizadas de alta energia de calor conhecido como plumas térmicas . Estas colunas de rocha derretida , chamado magma , levantar-se da astenosfera inferior. Eles são muito mais quentes do que a rocha litosfera típico. Este magma derrete a área circundante da crosta , criando câmaras de magma e , se o magma atinge a superfície, vulcões hotspot . À medida que a placa se move sobre o hotspot , uma sequência de vulcões é formada. Seguindo a sequência , do mais antigo para o mais recente , identifica o local do hotspot eo movimento relativo da placa tectônica acima dela.
Interoceânico Hotspot Vulcões
hotspots interoceânico formar sob placas oceânicas . O magma que está formado nestas câmaras de magma é basáltico na natureza , tendo uma baixa viscosidade e de baixo teor de água . Este tipo de magma produz principalmente fluxos de lava muito fluidos . Pressão não tende a acumular-se nas câmaras de magma inter- oceânicas ; em vez disso, seus vulcões correspondentes tendem a escorrer continuamente lava escorrendo. Este processo produz vulcões , com amplas , laterais levemente inclinadas . Mauna Loa e Kilauea na corrente da ilha havaiana são exemplos de vulcões hotspot inter- oceânicas.
Inter-Continental Hotspot Vulcões
forma hotspots Inter- continental sob placas continentais . O derretimento da crosta continental produz uma composição de magma muito diferente, que é muito felsic e grosso na natureza. A pressão aumenta nestas câmaras de magma até que as fraturas da crosta sobre a câmara . Esta fratura instantaneamente libera a pressão , permitindo que o gás aprisionado no magma a se expandir rapidamente . Esta rápida expansão resulta numa erupção grande , violento e explosivo . À medida que a câmara se esvazia rapidamente , a superfície sobre a câmara entra em colapso, formando uma grande tigela -como caldeira. Vulcões hotspot Inter -continental são conhecidos como super- vulcões , porque eles produzem as maiores erupções vulcânicas. O supervulcão de Yellowstone é um exemplo de uma inter- continental , hotspot vulcão.
Resultado da Super Vulcão Erupções
Quando vulcões de super inter- continentais entrar em erupção , elas produzem piroclástico fluxos que podem se estender por centenas de quilômetros e ejetar grandes quantidades de material que pode cobrir toda a Terra em uma quantidade mensurável de cinzas. Esta grande ejecção também leva a uma grande quantidade de material em suspensão na atmosfera , produzindo arrefecimento global . A cratera no topo do Monte St. Helens é de 2 quilômetros quadrados ; no entanto, o Yellowstone Caldera supervulcão é de 1.500 quilômetros quadrados . A mais recente erupção de Yellowstone, 640 mil anos atrás, ejetado 250 quilômetros cúbicos de material , cerca de 8.000 vezes mais do que a erupção de 1980 do Monte St. Helens . A erupção Yellowstone 2100 mil anos atrás ejetado 588 quilômetros cúbicos de material , cerca de 20.000 vezes maior que a de 1980 Monte St. Helens erupção.