Os primeiros fósseis de moluscos aparecem em rochas cambrianas . Há várias centenas de espécies de conchas de moluscos encontrados em rochas da época cambriana . Criaturas como caracóis viver dentro de conchas . Quando eles morrem ou são comidos , o shell permanece. As conchas parecem cascas cilíndricas ou como conchas . O registro fóssil está cheio deles permanece em áreas onde não havia mares pré-históricos , como o sudoeste dos Estados Unidos e do estado de Kentucky.
Lulas e Polvo
Os maiores animais sem backbones são lulas e polvos. Alguns cientistas acreditam que a maior destas criaturas ainda não foram vistos . A lula gigante ea lula colossal é o maior conhecido destas espécies . Ao contrário dos seres vivos do mar de lulas e polvos , os fósseis comuns dessas criaturas desenvolveram conchas, que foram fossilizados . Seu nome científico é Cephalopoda . Eles datam da era mid- Cambriano , não para trás , tanto quanto os caracóis , lesmas e outros fósseis do Cambriano iniciais.
Worms
Não é continuado científica debater sobre moluscos muito cedo e worms. Há pequenos organismos com laços evolutivos para moluscos que podem ser encontrados facilmente no registro fóssil . Nas rochas aparecem como pequenas linhas finas , como pedaços de fio . Alguns eram moluscos, como as seções de seus corpos podem ser identificados , mas não há dúvida sobre outros. No entanto, eles são fósseis muito comuns.
Amêijoas
Uma das evidências mais comum de moluscos encontrados no registro fóssil são o que são comumente conhecidos como conchas. Os fósseis dessas conchas fan-like podem ser facilmente encontradas no registro fóssil dos oceanos antigos. As conchas foram uma vez amêijoas e assemelham-se conchas de moluscos contemporâneos. A estrutura da concha não evoluiu muito desde a época cambriana . Fósseis de conchas dos moluscos remontam ao período Cambriano cedo. Embora não haja contagem oficial de seus números, fósseis de conchas de mariscos são considerados comuns .