Um fóssil é feito de um organismo morto . Quase todos os fatores envolvidos na dobradiça fossilização sobre o período de tempo entre a morte eo sepultamento ( alguns dos fósseis mais bem preservados hoje mostram evidências disso ) . Os cientistas podem determinar este período de tempo , inspecionando a postura corporal da amostra para a evidência de asfixia , ou seja , a asfixia súbita do indivíduo. Exemplos notáveis disto são dinossauros que foram capturados em deslizamentos de terra .
Substrato
xisto seco é um excelente substrato para a fossilização .
O substrato , que é a substância que os mortos organismo pousa em como o seu lugar de descanso final, também é vital para o processo de fossilização . Âmbar, uma resina orgânica feita a partir de plantas , é um excelente conservante para os fósseis . Argilas , xistos ou lama são excelentes meios fossilização , também. A marca delicado de uma criatura fossilizada é frequentemente preservados para estudo futuro nestes substratos.
Clima
A maioria dos fósseis são descobertos dentro de sedimentos que estavam debaixo de água a uma vez . Água fornece as condições ideais necessárias para a preservação. No entanto , o clima na terra também podem criar condições que são primos de fósseis . Muito climas frios pode conduzir ao congelamento de organismos mortos , enquanto climas quentes e áridas , tais como cavernas podem levar à sua dessecação ou secagem . Estas condições normalmente demora a decomposição do material fóssil.
Oxygen
Assim como o oxigênio é necessário para os organismos vivos , é crucial na decomposição desses organismos após a morte . As bactérias que se alimentam de matéria morta precisam de oxigênio para sobreviver. Formação Fossil onde teor de oxigênio é baixo , como em águas profundas ou em camadas compactadas de sedimentos , reduzem esta bactéria e permitir a preservação.