A dureza da madeira pode ser atribuída a três características das células do tronco de árvore : a densidade das células, quanto lignina está contida nas paredes celulares eo percentual de bolsas de ar no interior das paredes celulares. Antes de tudo, é importante notar que a madeira seca é composta por células mortas que ainda mantêm a sua configuração original. O peso é devida à presença de celulose e lignina , um polímero à base de carbono branco , nas paredes celulares . Além disso , a densidade da madeira é determinada pela quantidade de material sólido , em relação à quantidade de espaços de ar encontrado no interior das paredes das células .
Madeiras duras e madeiras macias
O madeira das plantas com flores difere da madeira de coníferas em uma característica fundamental. Os troncos das plantas florescentes contém uma célula especializada condutora , em que a parede celular é preenchido com uma fibra de espessura . Estas células de fibra são carentes de coníferas , e uma vez que estas paredes das células tendem a ser muito denso e pesado, a madeira dos troncos de plantas com flores tende a ser mais densa do que as de pinheiros , abetos , abetos , cicuta e zimbros .
gravidade específica
a densidade da madeira pode ser matematicamente calculado através da medição da densidade de uma amostra seca . Quando isso é feito e os valores numéricos são comparados , várias árvores de sair como sendo particularmente densa e difícil. Na metade oriental dos Estados Unidos , é o shagbark , nogueira , caqui e pau-ferro oriental que tem a madeira mais densa . No entanto, essas árvores da floresta são facilmente superado pelo mogno montanha , cereja hollyleaf e Engelman carvalho, todos os quais são encontrados no sul da Califórnia .
E o vencedor é
de acordo com o Dr. WP Armstrong de Palomar College, deserto Ironwood ( Olneya tesota ) é a madeira mais dura nativa para os EUA com uma gravidade específica ainda maior do ébano, esta pequena árvore cresce naturalmente no deserto de Sonora do Sul da Califórnia , sudoeste do Arizona e noroeste do México . Conhecido como palo Fierro em espanhol , esta árvore pode obter uma altura de 30 pés, enquanto vivendo a ser 1.500 anos de idade. A madeira foi usada pelos índios Seri para fazer cabos de ferramentas e criar esculturas de plantas e animais .