Através da engenharia genética, é possível crescer mais de uma determinada planta em uma área onde não poderia ter sido cultivada antes . Por exemplo, ganhador do Prêmio Nobel da Paz Norman Borlaug foi capaz de criar trigo anão. Este trigo tem uma haste mais curta e mais forte do que o trigo normal e por isso é mais adequado para o clima em lugares como a Índia . Esta tecnologia já foi usada em todo o mundo para aumentar a produtividade nos países anteriormente lutando para produzir alimentos suficientes .
Uso do Solo
Ao ser capaz de produzir mais culturas mais facilmente , mais terra foi disponibilizado para outros usos. Esta superfície pode ser usado por mais da agricultura, com o potencial de um mercado de exportação , ou para construir casas , instalações de processamento de cultura ou outras infra-estruturas . O experimento Borlaug Só na Índia estima-se que salvou 100 milhões de hectares de terra.
Doenças Agrícolas
Uma das maiores ameaças para qualquer agricultura é contagiante doenças que podem matar hectares de culturas . Por exemplo , a indústria havaiana abacaxi estava sob ameaça devido a parasitas , mas através da combinação de genes , um anticorpo foi introduzida nas plantas tornando-os imunes .
Segurança
o maior medo de engenharia genética são os efeitos a longo prazo para os consumidores. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos já está aceitando regularmente alimentos geneticamente emendados para o consumo humano. Esses avanços não só poderia ajudar a alimentar países morrendo de fome, mas também pode ajudar a melhorar as economias em desenvolvimento .