No oceano, a luz diminui com a profundidade, e também muda a qualidade. O mar desaparece do roxo escuro a completamente escuro, a 600 metros. Plantas no oceano precisam de luz para crescer e pode prosperar apenas em áreas onde a iluminação é abundante. Em comparação com algumas décadas atrás , a luz é capaz de penetrar águas que antes eram cobertas por gelo. Como um resultado , os ambientes marinhos são mais produtivos . Todas as plantas do oceano tem uma exigência de luz. Por exemplo , existem três grupos de algas no mar . Cada alga tem clorofila diferente e exigência de luz.
Temperatura
A temperatura da água no oceano desempenha um papel vital na manutenção da vida dos seres vivos . As enzimas encontrados no mar usar a menor quantidade de energia para criar reações químicas. A temperatura no oceano afecta mais de peixes predadores de pastagem . Mamíferos aquáticos, como golfinhos e baleias , deve manter a temperatura do corpo um pouco maior do que o oceano para sobreviver. As temperaturas no mar não flutuam muito entre o dia ea noite .
Salinidade
Na água do mar , 85 por cento das substâncias dissolvidas dentro dele são cloro e sódio . Os níveis de salinidade nos oceanos afetam a composição de espécies em determinados habitats marinhos . Todas as substâncias dissolvidas no oceano que dão à água um sabor salgado ajuda evitar o congelamento da água durante o inverno. Estações e mudanças atuais fazem com que os níveis de salinidade a flutuar ao redor do mundo .
Currents
correntes
Oceano mover alimentos e calor de um lado do oceano para o outro. Alimentação por filtração organismos que vivem em rochas , como esponjas e corais , se alimentam de nutrientes espalhadas pelas correntes . As correntes de transporte de nutrientes também ajudam a alimentar fitoplâncton , que florescem apenas perto da superfície . Correntes também desempenham um papel na reprodução , através do transporte de ovos e larvas .