disponibilidade de nutrientes é um abiótico importante , ou não-vivo , fator limitante para os produtores primários, como plantas e fitoplâncton. As quantidades de nutrientes como nitrogênio e fósforo, que são limite disponível a quantidade de biomassa criada por estes produtores primários . Redução da biomassa produtor primário exerce "bottom up" significativa efeitos sobre toda a cadeia alimentar .
Clima
O clima é outro fator importante abiótico limitante que afeta a cadeia alimentar em todos os níveis . Ondas de frio repentinas ou secas causam mortandade dos produtores e dos consumidores. O nível destes efeitos depende das características do indivíduo e as suas ecossistema organismos . Por exemplo , a seca pode causar mortandade de mamíferos predadores no deserto , enquanto as plantas tolerantes à seca sobreviver e consumidores de nível inferior prosperar na ausência de predadores de topo . Os cientistas esperam que a mudança climática para impactar os ecossistemas e cadeias alimentares alteram drasticamente como plantas e outras espécies que não toleram a mudança ou migrar com rapidez suficiente para evitar que sejam eliminados da web.
Competição
a competição é um importante fator limitante biótico que também tem impacto na cadeia alimentar de todos os níveis e é especialmente importante em modernos, teias alimentares alterados . Espécies introduzidas muitas vezes competem com as espécies nativas e limitar a quantidade de biomassa produzida pelas espécies nativas. Quando as espécies introduzidas não cumpre o mesmo papel na cadeia alimentar , todo o sistema pode ser alterado . Por exemplo , os consumidores primários podem encontrar introduziu plantas a ser intragável - se as plantas introduzidas outcompete as espécies nativas , os consumidores primários podem ser limitadas pela falta de nutrientes , e os impactos vão continuar a chegar -se através da cadeia alimentar
.
Predação
a predação é um fator extremamente importante bióticos limitantes que exerce influência de cima para baixo na cadeia alimentar , o que limita a quantidade de biomassa produzida pelos consumidores primários . Cientistas identificaram "predadores chave" em muitos ambientes , que são cruciais para a sobrevivência de outras espécies. Quando um ecossistema não tem um predador de topo ou o número de predadores é reduzida , o equilíbrio entre consumidores e produtores é afetado e os consumidores podem excesso de pastejo. Como resultado, algumas espécies de produtores poderia ser eliminado do ecossistema completamente.