A pressão do ar é uma medida de quanta força se aplica a atmosfera , por unidade de área , para tudo debaixo dela. Se você pudesse marcar um quadrado , com um pé em cada lado, e pese todo o ar acima desse quadrado, todo o caminho até o fim da atmosfera, o resultado seria a pressão por pé quadrado. Conforme a altitude aumenta , há menos ar acima de um determinado ponto . A atmosfera é ainda não está uniformemente distribuída - é muito mais espessa perto do solo . Como resultado, a pressão diminui rapidamente a altitude aumenta .
Pressão na troposfera
Ao nível do solo , a pressão na troposfera é geralmente muito perto de 1.000 milibares , ou aproximadamente 1 atmosfera . No topo da troposfera , em uma linha chamada tropopausa a cerca de 10 km de altitude , a pressão é de cerca de um quinto do que: . 200 milibares ou 0,2 atmosferas
Pressão no Stratosphere
a estratosfera começa logo acima da tropopausa e termina no estratopausa , cerca de 50 km de altitude . Pressão diminui progressivamente com a altitude, de 200 milibares ou 0,2 atmosferas , na parte inferior da estratosfera a uma millibar ou 0,001 atmosfera como o topo .
Pressão na mesosfera
a mesosfera começa logo acima da estratopausa e termina na mesopausa , cerca de 85 km de altitude . Pressão diminui progressivamente com a altitude, a partir de 1 milibar ou 0.001 atmosferas , na parte inferior da mesosfera a 0.005 milibares ou 0,000005 atmosferas na mesopausa .
Pressão na termosfera
a termosfera é a maior camada da atmosfera , começando na mesopausa em torno de 85 km e terminando a 500 km de altitude , embora a atmosfera gradualmente fica mais fino e mais fino para que não haja limite exato onde termina a termosfera . Pressão na termosfera superior é incrivelmente baixo , e as moléculas de ar são tão distantes que o som não pode ser transmitido.