A parte do sexo feminino, ou pistilo, da tulipa é composto por três partes fundidas. Três tubos de pólen se estendem para cima a partir dos três ovários fundidos para formar o modelo , que se abre para o mundo exterior através do estigma . O estigma também é composto de três partes e é uma estrutura plana , pegajoso , que capta pólen para transferência para os ovários .
Estame
A flor tulipa também possui seis partes masculinas , ou estame . Cada estame é constituído por um filamento longo encimado por um oval anteras coberta com pólen de cores diferentes.
Sementes
Cada um dos três ovários da tulipa produz duas fileiras de planos, sementes marrons. Estas sementes provavelmente diferem geneticamente a partir da planta mãe , porque eles foram produzidos através da reprodução sexual. Portanto , os produtores de tulipas não pode garantir que as sementes produzem flores que são similares na aparência à planta mãe . Além disso , as sementes de tulipas plantadas requerem vários anos de cultivo antes de produzir flores , tornando-os uma má escolha para o cultivo.
Lâmpadas
Tulip lâmpadas contêm várias seções , cada uma que podem germinar numa planta. À medida que a planta cresce , novas lâmpadas separou do bulbo mãe e , eventualmente, produzir novas plantas. A composição genética destes bulblets é idêntica à da planta mãe , porque eles foram produzidos assexuadamente . Cada nova lâmpada irá produzir uma planta idêntica após um curto período de cultivo . Como resultado , os produtores preferem propagar tulipas usando lâmpadas.