O aumento da temperatura é o número um efeito de curto prazo do processo de aquecimento global. De acordo com a Environment News Service, cientistas britânicos prevêem que as temperaturas vão subir acentuadamente ao longo das próximas décadas , acabou quebrando os recordes de calor definido em 1998 Os cientistas do Centro Hadley da Grã-Bretanha também acreditam que 2014 será um meia grau mais quente do que em geral 2004 , um aumento de temperatura que normalmente leva 50 anos para ocorrer.
padrões climáticos irregulares
Os cientistas pensam que os padrões meteorológicos anormais são causados pelo aquecimento global. De acordo com a Big Melt, muitos cientistas acreditam que aumento dos níveis de vapor de água na atmosfera e mais espessa cobertura de nuvens são efeitos de curto prazo que podem ser diretamente atribuídas ao aquecimento . A principal indicador desse efeito é a forma como os ciclos climáticos, que ocorrem normalmente durante longos períodos de tempo, são agora decididamente menos de comprimento.
Elevação dos mares
como a temperatura média da Terra aumenta, o nível do mar vai aumentar. Causadas por chuvas anormais e da fusão de superfícies previamente congelados ( geleiras e do permafrost ) , o nível do mar vai subir gradualmente no futuro próximo . De acordo com um estudo de 2010 elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, ou IPCC , o nível do mar do mundo são esperados para subir 1/10 metros , ou cerca de 4 centímetros , até 2020, com aumentos graduais contínuas nas próximas décadas .
seca
Embora os padrões climáticos irregulares criados pelo aquecimento global fará com maior precipitação em algumas áreas, outras áreas serão atingidas com a seca . Scientiests acreditar climas áridos terá secas mais longas e mais graves, especialmente em muitos países do Terceiro Mundo. Em seu artigo de 2010, "A seca Sob o aquecimento global ", Aiguo Dai diz que " o aumento de aridez no século 21 será experimentado durante a maior parte da África , sul da Europa , no Oriente Médio , a maior parte das Américas , Austrália e Sudeste da Ásia. " Dai passa a prever secas mais persistentes dentro dos próximos 20 a 50 anos .