Com o aumento da altitude, o ponto de ebulição da água diminui . Isto acontece porque a pressão atmosférica, a água também diminui , diminuindo assim a quantidade de energia necessária para ferver a água . Esta mudança de ponto de ebulição pode ser uma desvantagem para cozimento em altas altitudes , porque a comida que requer água fervente terão de ser preparados mais a estas temperaturas mais baixas.
Diminuição do oxigénio no
Como a altitude aumenta , o oxigênio disponível na atmosfera imediato diminui. Isto pode levar a dificuldades respiratórias e os efeitos colaterais , tais como náuseas e dores de cabeça . Por esta razão , os caminhantes que planejam viagens prolongadas para locais de alta altitude muitas vezes trazem um suprimento extra de oxigênio.
Stronger ultravioleta exposição
Devido à magreza a atmosfera em maior altitude , os raios ultravioleta do sol é mais forte . Eles não se encontram tanto a resistência atmosférico como acontece ao nível do mar . A presença ultravioleta forte em altitudes mais elevadas corresponde a um maior risco de queimaduras solares e câncer de pele se ficar exposto por muito tempo .
Treinamento em altitude
Uma das vantagens de alta altitude é a capacidade dos seres humanos para treinar em tais configurações. A adaptação a esse extremo ambiental permite uma maior capacidade atlética ao nível do mar . Mais importante ainda , a exposição a baixos níveis de oxigênio de altitudes mais elevadas força o corpo a adaptar-se e tornar-se mais eficiente com o gerenciamento de uma quantidade menor de oxigênio. Uma vez que estes efeitos (tais como um aumento das células vermelhas do sangue ) têm manifestado no corpo , o corpo vai se tornar mais eficiente com a utilização de oxigênio ao nível do mar .