Desertos são caracterizadas por uma extrema falta de umidade , recebendo menos de 20 centímetros de chuva por ano. Esta aridez extrema contribui para um ecossistema único , com plantas e animais adaptados para sobreviver sol intenso, a falta de água e temperaturas extremas. Porque o deserto arrefece -se rapidamente durante a noite , muitos animais são noturnos , a fim de evitar o calor extremo . A topografia de desertos é geralmente terreno rochoso , devido à falta de intemperismo no deserto. Dunas de areia e terrenos rochosos são encontrados apenas em uma pequena parcela dos desertos da Terra. O maior deserto quente do mundo é o deserto do Saara , encontrado no norte da África , que tem uma área de mais de 3 milhões de quilômetros quadrados e abrange 12 países.
Formação
Muitos dos desertos do mundo são causadas por sombras de chuva . Sombras de chuva ocorrem quando grandes montanhas bloquear a viagem de precipitação e nuvens . Desertos formar a sotavento dessas montanhas . Além disso, salinas encontradas no bottomlands também são considerados desertos .
Temperatura
Uma das características mais marcantes do deserto à noite é o rápido resfriamento do a temperatura global . Umidade do ar ajuda a prender o calor causado pelos raios ultravioleta do sol , o que torna noite e dia temperaturas menos variáveis em climas mais úmidas . Durante o dia , a falta de humidade impede o bloqueio dos raios do sol , causando as altas temperaturas . Devido à aridez característica dos desertos , o calor do dia é liberado rapidamente para a atmosfera como o sol se põe . Céu sem nuvens também ajudar a promover um arrefecimento rápido . Desertos perder duas vezes a quantidade de calor durante a noite , quando comparado a outros climas .
Animais
Devido ao extremo calor durante o dia , uma grande parte da vida selvagem do deserto são noturnos . Os tipos de criaturas noturnas encontrados em desertos variam de acordo com o tipo de deserto, localização e arredores . Por exemplo , o deserto de Mojave , no sudoeste da Califórnia tem uma variedade de criaturas noturnas , incluindo o leão antílope esquilo, coiote e montanha. Animais noturnos encontrados em outras regiões do deserto incluem o bilby e dingo da Austrália , a lebre capa encontrada na Austrália e no Oriente Médio , e as raposas Fennec do Saara Africano. Durante o dia, esses animais dormem em tocas ou formações naturais para fugir das temperaturas extremas. Como a temperatura cai rapidamente à noite, eles surgem em busca de alimento .