A tundra é o mais frio de todos os biomas , ou ambientes de vida na Terra. A temperatura média anual na tundra é entre 10 e 20 graus Fahrenheit . Durante o curto verão ou estação de crescimento , a temperatura pode subir para 50 graus centígrados. A tundra é vulnerável a danos como resultado destas baixas temperaturas, o ambiente é muito lento para se recuperar.
Precipitation
As muitas áreas de tundra pode ser considerado um frio desertar por causa da ausência de precipitação . O bioma tundra média recebe entre 10 e 12 centímetros de precipitação anual. Durante a estação de crescimento das tundras do Ártico pode se tornar zonas húmidas ou pântanos porque a área não escoa muito bem.
Winds
Outra característica da tundra é alta ventos. Estes ventos podem criar saídas brancas , pegando neve depositada na superfície e tornando-se quase impossível de se ver . Os ventos da tundra são elevados devido à falta de árvores , que funcionam como um quebra-vento natural e a localização relativa do planeta.
Permafrost
Permafrost é a camada de solo que não descongelar . Quando a temperatura sobe na camada superficial muito derrete com o permafrost , a partir de alguns centímetros da superfície. A presença de permafrost limita as plantas que podem crescer no solo já que as plantas não são capazes de penetrar nesta camada congelada.
Dia legth
Artic tundra estação de crescimento é de apenas 60 dias de duração a partir de maio a julho. Durante esse tempo, o bioma está se deleitou com quase 24 horas de luz do dia . Durante os meses de inverno a luz do dia fica mais curto e no final do ano, as áreas estão em escuridão total durante todo o dia. Isso ocorre porque a tundra está localizado mais perto do Pólo Norte ea inclinação da Terra , uma vez que gira em torno do sol. Por exemplo, quando há uma luz contínua o hemisfério norte está apontado para o sol.