Tecnicamente, o termo " onda " pode ser aplicado à crista do bojo de maré à medida que viaja ao redor da Terra . Mais comumente, é utilizado para se referir a ondas visíveis gerados pela gravidade do sol e da lua . Estes são mais visíveis no caso de furos de maré, em que as obras de marés de entrada contra a corrente de um rio para a criação de uma frente de onda altamente visível e turbulento. Maremotos deste tipo são encontrados em rios e enseadas estreitas todo latitudes do norte. Eles normalmente não danificar estruturas em terra, mas pode tornar a navegação perigosa para barcos e navios de pequeno porte .
Tsunami
Tsunamis são mais comumente causadas por terremotos , erupções vulcânicas ou grandes deslizamentos submarinos . Estes eventos de deslocar uma grande quantidade de água em um curto período de tempo , e são capazes de criar ondulações potentes no oceano . Essas ondas podem viajar através de milhares de quilômetros de mar aberto antes de fazer landfall , perdendo pouco de sua força destrutiva ao longo do caminho . Tsunamis pode elevar temporariamente o nível do mar em uma área de vários metros , causando inundações muitas milhas para o interior .
Fonte de confusão
Tsunamis foram comumente referido como maremotos antes de seu mecanismo foi totalmente compreendido. Desde a onda de choque de um tsunami é tão grande , ele pode aparecer como um invulgarmente poderosa maré . Uma vez que os cientistas começaram a compreender que " ondas de maré " foram causados por eventos sísmicos e não tinha nenhuma conexão com as marés , pediram a palavra japonesa " tsunami " para substituir o termo impreciso. Apesar disso, tsunamis ainda são muitas vezes confundidas com as ondas de maré.
Tempestades
A tempestade é um terceiro tipo de onda altamente destrutiva , que também é comumente confundido com um maremoto. Uma onda de tempestade se desenvolve quando a água é conduzida para o interior pelo vento , geralmente , no caso de uma furacão ou de ciclone . Surtos de tempestade são muitas vezes referidos como ondas de maré ou marés de tempestade. Ao contrário de um tsunami, uma onda de tempestade é afetado pela maré , como uma onda que ocorre na maré alta vai chegar mais para o interior de uma ocorrência na maré baixa. No entanto , uma vez que a principal força motriz é o vento , em vez da gravidade , eles não são considerados verdadeiros maremotos .