Uma vantagem de reprodução seletiva é o isolamento dos traços dominantes , como o crescimento rápido traços dominantes podem desaparecer nos filhos devido a uma combinação de genes recessivos . A criação seletiva elimina este problema . Criadores de manter registos das características de cada um dos seu rebanho. Eles, então, selecionar machos e fêmeas para reprodução para produzir as características desejadas . Depois de várias gerações, os criadores de isolar os traços dominantes e pode prever o que traços de uma prole será exibida.
Eliminação de indesejáveis Traços
Travessia duas vacas para eliminar uma característica indesejável é chamada hibridação . Um exemplo é o gado Santa Gertrudis . Esta raça é um cruzamento entre Brahman e Shorthorn Inglês . Bovinos da raça Brahman resistem bem calor, mas não produzem boa carne . Inglês gado Shorthorn possuir as qualidades opostas ; um bom gado de corte que não se dão bem com o calor. Selecionar reprodução entre o Brahman e Shorthorn produz um híbrido que faz bem em calor e produz boa carne .
Gene Bank
A criação seletiva produz descendentes com o desejado composição genética para o gado. Breeders identificar os machos e fêmeas com que a maquiagem e usá-los para reproduzir seu rebanho. Breeders salvar seu material genético em um banco de genes de modo que não será perdida em caso algum momento acontece a seu rebanho. Conservante de material genético é fundamental para o futuro do gado.
Economia
A criação seletiva significa mais dinheiro para os criadores de gado . Gado com características desejáveis produzir mais leite , carne e proporcionar um melhor ter um valor maior de mercado. O material genético tem o valor produzido e cada geração resulta numa vaca melhor e mais valioso . As vacas híbridas podem ser vendidos a um novo criador que pretendem iniciar um novo rebanho que fornece outra vantagem econômica.