A água pode existir em três formas; sólido , líquido e vapor . O vapor de água é, essencialmente, uma forma gasosa de água , e existe em todo o ar , em certa medida, até cerca de 4 por cento em ar tropical quente e húmido . As concentrações de vapor de água na atmosfera são maiores em climas mais quentes e menor em climas áridos ou muito frias . Nuvens precisa maiores concentrações de vapor de água dentro deles para criar uma chance maior de precipitação , ou chuva.
Nuvem Formation and Rising
Vários fatores podem influenciar a formação de nuvens juntamente com o teor de vapor de água, tais como variações sazonais , cordilheiras, corpos nas proximidades de água e calor. Uma vez que o ar quente com formas de vapor de água suficiente , a nuvem começa a subir dentro da atmosfera . Quando isso acontecer , é dependente da quantidade de vapor de água se juntou com outros fatores se a precipitação irá ocorrer.
A Nuvem de resfriamento
massas de ar quente têm a capacidade de reter mais gotículas de vapor de água do que massas mais frias do ar. Como uma nuvem formada sobe dentro da atmosfera , a massa de ar começa a arrefecer . À medida que a nuvem torna-se mais frio do vapor de água no seu interior começa a condensar e formar, em conjunto . Isto irá criar a aparência mais escura característica de uma nuvem, dando-lhe a cinza para olhar negro e trazendo a nuvem mais próxima a possibilidade de chuva.
Gravidade
Quando a água torna-se muito pesado , ele cai no chão .
o último fator em uma nuvem de chuva é criar gravidade. À medida que o vapor de água no interior da massa de nuvem sobe e arrefece , as gotas maiores de água no estado líquido começa a formar-se. Isto pode acontecer a partir de condensação de vapor em gotas a partir do arrefecimento do ar , bem como duas gotas , formando em conjunto para formar uma gotícula maior e mais pesado . Quando as condições dentro da nuvem não podem mais manter as gotas de água no ar , a gravidade fará com que caiam em direção à Terra .