Arctic musgo ( Calliergon giganteum ) cresce em leitos de lagos na tundra siberiana ; ela cresce tão pouco quanto uma meia polegada de um ano, mas os seus rebentos podem viver por até nove anos, e suas folhas podem viver por quatro anos. Sphagnum e Polytrichum musgos também podem ser encontrados na tundra . Musgo de rena ou líquen ( Cladonia rangiferina ) é um líquen - um fungo e uma alga que crescem juntos em uma relação simbiótica - que é uma espécie de indicador para o bioma . Muitos líquens da tundra são vermelhas, como esta cor é um bom absorvedor de luz solar.
Árvores
Poucas árvores crescem na tundra, e aqueles que só tendem a crescer alguns centímetros de altura e se assemelham a arbustos ou tapetes. O salgueiro ártico ou rock ( Salix Arctica ) cresce em tundras da América do Norte e floresce com flores rosa brilhante ou marrom escuro na primavera. O salgueiro diamante folhas ( Salix pulcha ) é outro salgueiro tundra que cresce fuzzy, flores lagarta -like. Alder e abetos também podem crescer na tundra.
Bushes
A uva-ursina ou arbusto foxberry ( Arctostaphylos uva- ursi ) é um arbusto perene que pode crescer no Alasca, Groenlândia , Islândia e tundras Eurásia . Chá Labrador ( Ledum groenlandicum ) é uma saúde, que podem crescer verticalmente em áreas mais quentes do tundra ou como um tapete em latitudes mais frias , onde só pode crescer para ser de dois ou três centímetros de altura. Alpine Azalea ( procumbens Loiseleuria ) arbustos crescem na moda mat -like que é característica de muitas plantas da tundra .
Flores e ervas
Várias espécies de plantas com flores crescem em a tundra, incluindo flor pasque ( patens Anemone ) , que cresce em encostas viradas a sul , e saxifrage tufados ( Saxifraga caespitosa ), que armazena os nutrientes em um complexo sistema de raízes . Ciperáceas , incluindo os gêneros Carex e Eriophorum , também crescem na tundra . Cottongrass é uma espécie de indicador sobre a tundra e pertence a este último gênero .