Quando dissolvido em água, dióxido de carbono forma um ácido fraco que pode jogar fora o equilíbrio do pH . O dióxido de carbono vem de várias fontes , incluindo os processos de respiração ou decomposição de peixes , insetos , plantas aquáticas, algas e bactérias.
Ácidas e Akalines
rochas , solo, coral, e formas de detritos orgânicos afetará o nível de pH como as lavagens de fluidos sobre eles e libera vários minerais para o ambiente. Estes minerais , como cálcio e sulfeto de minerais , se transformar em ácidos orgânicos e akalines que podem causar o nível de pH para mudar .
De sódio e hipoclorito de cálcio
tanto o hipoclorito de sódio e de cálcio terá um menor efeito sobre os níveis de pH . O hipoclorito de cálcio é muitas vezes utilizado no tratamento de água potável, e como um meio de desinfectante em estações de tratamento de água . Ambos os compostos são facilmente introduzidos no corpo e pode alterar os níveis de pH que podem ser medidos por meio de testes de urina e saliva.
Cloro
O cloro que se torna gasoso irá reduzir radicalmente os níveis de pH . Por esta razão, piscinas e outras fontes de água clorada requerem monitoramento constante, como a adição do cloro para tratar a água pode liberar -se em uma forma gasosa (se adicionado incorretamente) e alterar o equilíbrio .
Air - borne contaminantes
a poeira e outros contaminantes do ar ter pequenas podem alterar o nível de pH muito pelo mesmo motivo como rochas e do solo. As partículas finas podem conter compostos químicos ou orgânicos que, quando dissolvido em água pode se transformar em ácidos suaves ou compostos com propriedades alcalinas.
Poluição do Ar
A poluição do ar de fabricação, transporte e de outras fontes , muitas vezes contém óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre . Ambos os compostos vai se transformar em ácidos quando introduziu a água e outros tipos de fluidos , afetando significativamente os níveis de pH.