A Terra é composta por dois tipos de crosta. Crosta oceânica , que forma as placas oceânicas , é basáltica na natureza. Esta massa é fina , com uma média de três a 4,5 milhas, e denso , com uma média de três gramas por centímetro cúbico . Crosta continental , que forma as placas continentais , é granítico na natureza. Esta crosta é grossa , com média de 21-44 milhas, e menos denso , com média de 2,7 gramas por centímetro cúbico. Crust é criado durante a interação de placas tectônicas, referidos como limites de placas . Cada tipo de crosta é criada por um tipo diferente de limite de placa tectônica.
Criação da Continental Crust
crosta continental é formada principalmente por limites convergentes entre as placas oceânicas e continentais placas . À medida que essas placas colidem , a placa oceânica é mais densa subductada sob a placa continental mais flutuante . Como a placa oceânica desce para a astenosfera , a crosta derrete , criando magma. Este magma se mistura com crosta continental derretido, criando câmaras de magma . Eventualmente esse magma será ou legal sob o solo , produzindo rocha ígnea intrusiva , como o granito , ou entrar em erupção de vulcões , produzindo extrusive rocha ígnea . De qualquer maneira , este processo tectônicas resulta na criação de uma nova crosta continental.
Criação da Oceanic Crust
crosta oceânica é formada principalmente por limites divergentes, onde placas estão sendo forçados a se separar . Isso pode ocorrer com as placas oceânicas e continentais . A Mid-Atlantic Ridge é um exemplo de uma zona divergente envolvendo placas oceânicas . Aqui , as placas Eurásia e América do Norte estão a distanciar a uma taxa de cerca de um centímetro por ano. O Mar Vermelho Rift é um exemplo de uma zona divergente envolvendo placas continentais . Aqui , as placas árabes Africano e estão se espalhando para além , criando o Mar Vermelho. Em última análise, essa divergência irá produzir um novo fundo do mar oceano. Em todos esses locais , as correntes convectivas causar magma a subir para a superfície. Estas forças empurrar as placas à parte, com magma se infiltrando nas rachaduras resultantes. Quando o magma se resfria , forma nova crosta oceânica .
Outros métodos para a criação de Crust
Além dos dois métodos principais de formação da crosta terrestre , hotspots também criar novos crosta. Hotspots representam plumas térmicas de magma que ocorrem placas por baixo , em vez de limites entre as placas . O supervulcão de Yellowstone é um exemplo de um hotspot continental. A , a natureza cheia de gás grossa de seu lava continental é o que torna este vulcão tão explosivo e perigoso. As ilhas havaianas são um exemplo de um hotspot oceânica. Esta cadeia de ilhas foi produzido por lava basáltica oceânica , que é fluido e menos explosivo.