radar Doppler , desenvolvido por Christian Doppler , usa ondas sonoras para detectar ocorrências meteorológicas. Doppler era um cientista austríaco, que propôs o princípio por trás do radar de hoje. Em 1842 , ele disse que se a origem de um som estava em movimento, o tom do som mudaria. No radar moderno , isto significa que uma antena emite ondas de rádio refletidas por objetos no ar. Cientistas usam radar Doppler para aprender sobre a estrutura de um tornado e se ventos em uma área são fortes o suficiente para produzir um tornado. Isto ajuda os cientistas a determinar se a liberar os avisos de tornado para áreas gerais .
Condições meteorológicas
A previsão tornados é metade arte e metade ciência. Embora as previsões de tornado envolvem alguma adivinhação , eles são baseados em condições meteorológicas. Estas condições são relatados por computador para o Centro de Previsão US Storm. Cientistas olhar para colidir frentes meteorológicas e fortes tempestades que poderiam produzir o tipo mais destrutivo do furacão, a supercélula . Os quatro principais condições consideradas pelos cientistas são: umidade, elevador , cisalhamento do vento e instabilidade. Estes são os aspectos de temperatura e vento fluxo que criam condições de tornado .
Nuvem Formação
Tornados se formam a partir cumuliformes nuvens sob condições de forte convecção --- a transferência de calor através do movimento de uma substância aquecida de uma posição para outra . Isso ocorre quando frentes frias e quentes se encontram, alimentando a crescente tempestade . Quando os meteorologistas ver as nuvens certas em combinação com as temperaturas e ventos apropriados , eles sabem que a chance de um tornado formando é alta.
Ferramentas básicas
Embora os computadores colocar tudo os dados em conjunto para uma análise rápida , as ferramentas básicas que os cientistas usam para prever tornados são simples longo usados para controlar o tempo . Barómetro medem a pressão atmosférica , a temperatura medida termômetros , higrômetros medir a umidade relativa , vento anemômetros medir a velocidade e direção do vento e tetômetros medida a altura das nuvens e visibilidade. Junto com as imagens de satélite da Terra e seu clima , os cientistas usam essas ferramentas simples para fazer previsões meteorológicas. Em grande escala , esses instrumentos nos centros meteorológicos em todo o país fornecer as informações utilizadas pelos meteorologistas Serviço Nacional de Meteorologia .
Inteligência Humana
Enquanto os computadores podem fazer a análise estatística e coleta de dados , os seres humanos colocar as peças do quebra-cabeça tornado juntos e decidir se um aviso deve ser emitido. Os cientistas têm dificuldade em prever tornados um ou dois dias de antecedência porque as condições podem mudar drasticamente em um curto período de tempo. A previsão desses eventos requer cientistas para analisar os dados fornecidos pelos computadores , monitorar as condições meteorológicas, e decidir se o centro de tempo irá notificar os moradores de uma possível tempestade.