Terra passa por um ciclo sazonal anual , porque tem um eixo inclinado , que não gira como a Terra gira em torno do sol. Como resultado, cada hemisfério recebe diferentes níveis de radiação solar em diferentes pontos da órbita da Terra . A quantidade de energia solar absorvida pela superfície da Terra é conhecida como insolação . Em julho, o hemisfério norte está posicionada para absorver uma grande quantidade de energia solar, resultando em níveis mais elevados de insolação . Ao mesmo tempo , o hemisfério sul está a receber radiação solar com um ângulo mais indirecto , e recebe os níveis mais baixos de insolação . Esta variação na radiação solar produz as estações do ano .
Terra e Água
A terra seca e grandes corpos de água respondem a insolação de maneiras diferentes. A água tem uma grande quantidade de inércia térmica , o que significa que é preciso uma comparativamente grande quantidade de energia para elevar a temperatura da água , e arrefece mais lentamente do que a de muitos materiais , quando os níveis de energia são reduzidos . Em média , leva cerca de três vezes mais energia para aquecer a água a uma temperatura específica do que para aquecer a terra seca com a mesma intensidade . Da mesma forma , a água esfria cerca de três vezes mais lentamente do que a terra seca quando as temperaturas caem .
Geografia dos hemisférios
A maioria da massa terrestre do planeta está concentrada no Hemisfério Norte . Em comparação, o Hemisfério Sul é principalmente água , com apenas algumas massas de terra e uma proporção muito menor de terra longe de uma costa . Os continentes da América do Norte e da Eurásia têm interiores amplas , enquanto a América do Sul, África sub- equatorial e Austrália apresentam perfis muito mais estreitos. Por isso, os oceanos desempenham um papel muito maior na regulação da temperatura no Hemisfério Sul do que no Hemisfério Norte .
Oceanos e as Estações
Devido à inércia térmica água , as zonas costeiras tendem a ter temporadas mais suaves do que as áreas nos interiores de grandes massas de terra . Os oceanos são lentos para se aquecer no verão e manter grande parte do seu calor no inverno , o que ajuda a acabar com as mudanças sazonais em áreas costeiras . Locais muito no interior não têm a influência atenuante para o mar e tendem a aquecer e arrefecer mais rapidamente do que os locais costeiros. Isto significa que o hemisfério norte , com as suas extensas massas de terra , passa por grandes mudanças de temperatura do que no hemisfério sul , quando expostos às mesmas mudanças na energia solar.