As cianobactérias são um dos organismos mais bem sucedidos do mundo . Eles podem prosperar em quase qualquer superfície e ambiente . Algumas espécies de cianobactérias são ainda encontrados dentro esponjas , fornecendo-lhes energia sob a forma de açúcares . As cianobactérias vivem em ambos os habitats marinhos e de água doce , e muitas vezes eles florescem em áreas de poluição.
Nitrogênio
Muitas espécies de cianobactérias pode usar nitrogênio para a produção de alimentos em um processo chamado de " fixação de nitrogênio . " Durante a fixação de nitrogênio , o nitrogênio é absorvido em cistos livres de oxigênio e convertido em amônia e outros compostos. Estes podem então ser convertidos em proteínas que as cianobactérias podem ser usados para o crescimento e reprodução.
Dióxido de Carbono
As cianobactérias são fotossintéticas e necessitam de dióxido de carbono para converter a luz solar em carboidratos. Ao contrário das plantas , cianobactérias não dependa exclusivamente de clorofila para a fotossíntese. Além disso , eles utilizam um pigmento azulado chamado phycocynanin , a partir do qual as cianobactérias obter o seu nome . As cianobactérias são tão abundantes que acredita-se que eles foram os principais responsáveis pela elevação dos níveis de oxigênio na atmosfera da Terra durante a infância do planeta.
Perigo de supercrescimento
Superprodução de cianobactérias pode rapidamente sufocar a vida marinha e de água doce.
Quando as condições são cianobactérias direito pode multiplicar inabalável , formando uma flor. Embora isto seja frequentemente inofensivos , podem apresentar riscos de flores , dependendo das espécies de cianobactérias . Algumas espécies podem produzir toxinas para os quais não há antídoto conhecido . Se a flor é grande o suficiente , as cianobactérias podem bloquear a luz solar suficiente para matar todas as plantas e animais em um corpo de água .