Como regra geral, a água quente contém menos nutrientes do que a água profunda e fria. Quando se aquece a água de superfície , que separa ainda mais a partir de águas profundas , a inibição da distribuição de nutrientes . O fitoplâncton requer muitos desses nutrientes em águas profundas para se multiplicar e fotossíntese. Uma ressurgência ocasional de água mais profunda pode causar florações locais até que os nutrientes estão esgotados .
Deficiência de Ferro
A falta de ferro dissolvido em águas ricas em nutrientes atrasa a crescimento e reprodução de fitoplâncton . O ferro é um nutriente essencial na produção de clorofila no fitoplâncton . Células que contêm clorofila converter a luz do sol em açúcares e hidratos de carbono que o plâncton o uso de energia .
Mudanças sazonais
picos de crescimento do fitoplâncton durante a primavera . Este rápido crescimento ocorre devido à frieza relativas da água a partir dos meses de inverno. Quando fresco , água de superfície se mistura com águas profundas ricas em nutrientes e retorna à superfície para alimentar o próximo ciclo de plâncton . Este crescimento ocorre até meados do verão , quando as águas de superfície quente, e plâncton esgotaram o suprimento de nutrientes da água fria.
Ozônio
depleção do ozônio expõe fitoplâncton à radiação nociva .
Desde 1970, produtos químicos artificiais foram esgotando rapidamente camada de ozônio da Terra. A camada de ozônio bloqueia a radiação excessiva do sol de atingir a superfície da Terra. Por causa da destruição da camada de ozônio sobre a Antártida , prejudiciais raios ultravioleta -b estão afetando o crescimento do fitoplâncton . Exposição aos raios ultravioleta -b tem inibido a produção de clorofila no fitoplâncton por cerca de 56 por cento.