A formação de Kanchenjunga começou mais de 250 milhões de anos atrás , quando a Índia , África, Austrália e América do Sul eram todos unidos como um supercontinente chamado Pangea . No início do período Cretáceo, cerca de 200 milhões de anos atrás , este supercontinente fraturado em vários pratos , representando os continentes atuais. Neste momento, a placa indiana foi separado do Tibet , localizada na placa da Eurásia , por um antigo mar conhecido como Tethys .
Efeitos da Tectônica de Placas
De acordo com de placas tectônicas , a crosta da Terra é composta de cerca de uma dúzia de grandes placas . Essas placas flutuam sobre o manto da Terra , um corpo fluido de magma derretido. A natureza convectiva deste magma faz com que as placas de deriva lenta , como caixas sobre uma correia transportadora . Este movimento leva a colisões de placas , chamadas convergências . Monte Kanchenjunga foi criado por uma dessas colisões poderosas , resultado da cisão Pangean .
Formação do platô tibetano
Após a dissolução da Pangea , a placa indiana começou a se mover para o norte , viajando a até 6 polegadas por ano. Como ele mudou , ele começou a apertar o mar de Tétis entre si e na região tibetana da placa da Eurásia . Como a crosta oceânica é mais densa do que a crosta continental da placa euro-asiática , o fundo do mar foi subductada sob Tibet . Isto levou à elevação do platô tibetano , que é hoje o maior e mais alto patamar do mundo. Kanchenjunga está localizado no Himalaia , que correm ao longo da borda sul do planalto e marcam a zona de colisão entre as duas placas .
Continental Collision
por 40 milhões de 50 milhões de anos , o Mar de Tétis tinha sido tudo menos apagada e as duas placas continentais finalmente colidiram, retardando o avanço da placa indiana pela metade . Ao contrário de crosta oceânica a Tétis , a crosta continental da Índia teve a mesma densidade que a da placa da Eurásia , ou seja, nem placa poderia submergir sob a outra . As placas simplesmente continuou a esmagar juntos , criando uma enorme pressão . Esta pressão fez com que as placas de fivela , deformando a rocha, em um processo conhecido como orogenia . À medida que a pressão aumenta, a crosta tinha para onde ir , mas para cima . Este levantamento é o que criou o Himalaia e , mais especificamente , o Monte Kanchenjunga .
Monte Kanchenjunga Hoje
Mount Kanchenjunga fica na região conhecida como o Himalaia Superiores. Esta região encontra-se ao longo de um eixo leste-oeste , que marca a maior elevação orogenic , e, portanto, o mais alto dos picos do Himalaia . A placa indiana continua incansavelmente e com força mover para o norte , empurrando Kanchenjunga , e todos os Himalaias , cada vez mais alto . Kanchenjunga continua a aumentar em cerca de meia polegada por ano. No entanto, desgaste natural contraria alguns esse aumento através da erosão .