De acordo com a Aeronautics and Space Administration (NASA ) , há uma gigantesca bola de ferro no centro do planeta, cerca de 70 por cento do tamanho da lua e tão quente como a superfície do sol ; também gira ligeiramente mais rápido do que o resto da Terra . Em torno desta bola é um mar de ferro líquido eletricamente condutor . A ação dínamo criado como este oceano cobrado flui sobre o núcleo de ferro sólida gera energia eletromagnética que " irradia " magnetismo dos pólos do núcleo - semelhante à maneira como um pulsar gira dispara radiação gama de seus pólos
.
está mudando
Como um oceano turbulento e agitando de ferro líquido gera o campo magnético , o campo é suscetível a mudanças . Os pólos magnéticos pode reverter mais de alguns milhares de anos . Ao longo do século 20 , a NASA diz que o Pólo Norte se moveu cerca de seis milhas por ano. Agora NASA diz que o movimento é de cerca de 25 quilômetros por ano; em poucas décadas , o pólo norte magnético estará na Sibéria , em vez de nas franjas da América do Norte. Os cientistas sabem que a reversão polar que aconteceu antes de estudar recorde paleomagnetic do planeta - a forma como o campo magnético da Terra tem afetado rochas - e dizem que a última inversão aconteceu há cerca de 780.000 anos atrás. De acordo com a American Geophysical Union , essas inversões pode ser desencadeada por eventos que afetam o fluxo de ferro no núcleo. Eventos de impacto grandes, como um meteoro atingir a superfície da Terra , pode enviar ondas de choque para o núcleo que iniciar o processo de uma inversão polar. Reversões não podem ser plenamente realizados até milhares de anos depois de tal impacto .
Enfraquecimento
O campo magnético é mais fraco do que tem sido no passado, mas Gary Glatzmaier , professor de ciências terrestres e planetárias da Universidade da Califórnia , Santa Cruz, diz que não é nada para se preocupar. As forças eletromagnéticas dinâmicas no centro do planeta operar como um oceano - às vezes violenta , outras vezes calma . Esta diminuição do campo magnético faz parte do deslocamento e mudança que ocorre no núcleo , enquanto uma reversão está a acontecer. Como o núcleo do planeta é, essencialmente, um oceano de ferro, pense nisso como como o fluxo e refluxo das marés na superfície do oceano . Desde o século 19 , o campo magnético do planeta diminuiu em cerca de 10 por cento , mas Glatzmaier diz que é uma variação menor em comparação com o comportamento passado .
Não é perigoso
NASA diz inversão polar é um fenômeno perfeitamente natural. Independentemente de as direções dos pólos , o campo magnético ainda vai proteger o planeta das tempestades solares e radiação extraplanetário .