O primeiro ingrediente para a formação de tornado é frio, ar seco. Este ingrediente é fornecido por massas polares polares continentais e marítimas ar que varrem para baixo sobre as montanhas rochosas do Canadá ou do Pacífico Norte . À medida que essas massas de ar frio atravessar as montanhas, sua umidade é espremido para fora . O resultado é frio, ar seco que desce fora das Montanhas Rochosas e na Planície Central , também conhecido como Tornado Alley .
Quente e úmido Air
O segundo ingrediente para a formação do tornado é o ar quente e úmido . Este ingrediente é fornecido por massas de ar tropicais marítimas que se desenvolvem ao longo do Golfo do México. Estas massas de ar se mover para o norte , proporcionando um fluxo constante de ar quente e úmido para o Plains Central.
Instabilidade atmosférica
O terceiro ingrediente para a formação do furacão é instabilidade atmosférica . Este ingrediente é fornecido pelo choque de massas de ar ao longo de uma frente fria . Ao longo da parte dianteira , o ar frio arados densa sob a ar quente mais leve . Esta cunha de ar frio eleva rapidamente o ar quente , criando instabilidade. Esta instabilidade produz o desenvolvimento vertical que é necessário para a formação de tempestades e , em última instância , tornados.
Wind Shear
O ingrediente final para a formação do furacão é de cisalhamento do vento. Como a direção do vento e mudança de velocidade com a altura, uma coluna horizontal girando de ar é formada. Quando esta coluna estiver inclinado para cima pela poderosa corrente de ar em uma tempestade, ela produz uma área vertical de circulação no interior da célula de tempestade. Se esta área de circulação , chamada de mesociclone , continua a intensificar dentro da tempestade , que pode se estender até o chão como um tornado.
Tornado Alley
Tornado Alley fica na mira de onde essas massas de ar normalmente se reúnem e cisalhamento do vento é propensa a ocorrer. Forma-se uma frente fria na vanguarda da massa de ar frio , que se estendem para o sul a partir de um centro de baixa pressão . Essa frente se move para o leste para o ar quente e úmido que está fluindo para o norte , produzindo instabilidade e tempestades severas . O sistema de baixa pressão circula sentido anti-horário , produzindo ventos que correm de leste no alto. Estes ventos fluxo perpendicular ao fluxo de ventos de superfície da massa de ar quente , provocando erosão do vento . Juntos, estes ingredientes se combinam para produzir um potencial elevado para a formação de furacão sobre Tornado Alley .