Como invertebrados , caranguejos não têm uma espinha dorsal. Em vez disso, eles têm um disco externo - revestimento chamado de um exoesqueleto que protege os seus órgãos internos . A casca de um caranguejo , chamado carapaça, é feito de quitina. Quando os ataques de predadores , o caranguejo pode dobrar a sua cabeça e as pernas contra o seu corpo sob a casca. Outros animais que tentam morder um caranguejo têm dificuldade em penetrar na carapaça. A maioria vai desistir do caranguejo e procurar outras presas .
Chelipeds
As chelipeds , ou "garras" do caranguejo são extremamente importantes em vários aspectos do caranguejo de sobrevivência . As garras são as pernas que permitem ao caranguejo para agarrar objetos evolutivamente modificado. Eles podem pegar ou transportar alimentos , bem como cavar o chão , o que é necessário para as espécies de caranguejo que gostam de enterrar-se . O caranguejo também usa as garras para avisar atacantes ou caranguejos rivais quando há uma fonte de alimento ou direitos de reprodução em jogo.
Senses avançadas
Os caranguejos têm um sistema neurológico avançado que inclui sentidos altamente desenvolvidos do olfato e visão. Seus olhos compostos incluem vários milhares de unidades ópticas que utiliza para detectar comida , perigo ou potenciais companheiros de longas distâncias . As antenas têm-se especializado receptores capazes de detectar estímulos químicos , o que os ajuda a procurar comida. Suas peças bucais e pernas também têm receptores similares. Quando um caranguejo entra em contato com uma fonte de alimento que rapidamente passa -lo em sua boca.
Defesa Coligações
Algumas espécies de caranguejos desenvolveram relações sociais avançadas. Um exemplo é o caranguejo violinista encontrado na Austrália . Quando um violinista caranguejo macho invade o território de um caranguejo fêmea, um caranguejo macho vizinha , muitas vezes, defendê-la , porque ele sabe que é susceptível de se acasalar com ela. Esta forma de " coalizão de defesa " permite que as mulheres para trocar seus direitos de acasalamento para a proteção.