Os vários tipos de acidentes geográficos suportar diferentes tipos de formas de vida. Este apoio é fundamentalmente um resultado do tipo de vegetação que o ambiente suporta. O ambiente de savana é um exemplo de fatores abióticos que incentivam um bioma diverso. Ela ocorre entre regiões de florestas equatoriais deserto e , geralmente , em um enorme e suavemente ondulado liso e tem uma estação chuvosa e uma estação seca . Como resultado , este bioma é muito gramada , com muita água doce , suportando vários tipos de grandes e pequenos herbívoros , carnívoros e carniceiros embalar .
Produtores
Os produtores em qualquer bioma se apegam a solo, bedrocks e poças de água , a fim de capturar o máximo de energia solar possível. O processo de fotossíntese é a gênese da vida vegetal, permitindo-lhe crescer e prosperar. Outros fatores abióticos , como a eólica ea ação da água em movimento, transportar esporos e sementes de plantas para que elas se espalham e se reproduzem muito mais rapidamente do que em sua vizinhança geral . A vida vegetal sustenta pequenas onívoros pássaros, animais e mamíferos , herbívoros e insetos.
Desastres Naturais
Alguns exemplos dramáticos de fatores abióticos são desastres naturais como furacões, monções , incêndios florestais, deslizamentos de terra e terremotos . Estes eventos deslocar organismos e perturbar o ambiente , levando a overrepresentations ou underrepresentations de certos tipos de espécies que não ocorrem no equilíbrio normal da cadeia alimentar . Estas espécies podem ser invasivos ou destrutivos, como ervas daninhas e insetos parasitas em caso de sobre-representação , devido à falta de concorrência de espécies que foram expulsos .
Consumidores
os predadores , parasitas, necrófagos e decompositores completar o ciclo da cadeia alimentar , aproveitando-se os produtores e herbívoros em um bioma . Qualquer dado ecossistema geralmente tem muito menos predadores do que os consumidores e os produtores , a fim de sustentar o ecossistema.