Em 1963, Tuzo Wilson, que também descobriu falhas transformantes , percebeu uma necessidade dentro geologia para contabilizar áreas isoladas da atividade vulcânica de longo prazo não associadas com limites de placas . Ele argumentou que esses locais necessários pequenas fontes, de longa duração e muito quentes do magma sob eles. Ele desenvolveu uma teoria hotspot que propôs que estes hotspots foram alimentadas por plumas térmicas que subiam do fundo do manto e foram estacionário , permitindo que as placas tectônicas se mover sobre eles.
Número ea localização dos Hotspots
Pontos de acesso podem ser encontradas em todo o mundo , ocorrendo sob as placas oceânicas e continentais . Dos mais de 100 hotspots que estiveram ativos durante os últimos 10 milhões de anos mais ocorreram sob interiores de placas. No entanto, eles também podem ser encontradas nos limites divergentes , tais como sob a Islândia, os Açores e as Ilhas Galápagos . De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos , um dos 25 hotspots de destaque a partir de 1999 , apenas cinco estavam sob as placas continentais . Estes incluíram Yellowstone e cinco na África.
Oceânicas Hotspot Geografia
hotspots oceânicas normalmente produzem fluxos de lava basáltica fluidos, levando à criação de vulcões . Além disso, como a placa se move lentamente sobre o hotspot , o resultado é um arco insular composta por uma longa crista pontilhada por vulcões . As ilhas havaianas são um exemplo perfeito desse processo. O havaiano cume traça o movimento da placa sobre o hotspot. Ao longo deste cume, as ilhas havaianas subir para quebrar a superfície em uma cadeia . As rochas mais antigas em Kauai , a ilha mais ao noroeste , são cerca de 5,5 milhões de anos, enquanto que as rochas mais antigas da Havaí , a ilha mais ao sudoeste , são apenas 700 mil anos de idade. Outros exemplos de cadeias de ilhas de hotspots incluem o Marquesas , Sociedade , Pitcairn , Samoa , Galápagos e arquipélagos dos Açores. Destes, o Galapagos e Açores estão localizados perto dos limites de placas .
Continental Hotspot Geografia
hotspots Continental são mais raras e produzem um tipo totalmente diferente de lava, produzido a partir de riolito magma. Este magma é grosso, rico em gás e altamente explosivo. Como resultado, os acidentes geográficos produzidos por hotspots continentais são bastante diferentes dos oceânicas. Estes hotspots produzir supervolcanoes que , uma vez que eles entram em erupção , colapso em enormes caldeiras . O hotspot de Yellowstone , que está sob a placa norte-americana é um excelente exemplo . Três erupções vulcânicas ocorreram durante os últimos dois milhão anos ; o mais recente foi 600 mil anos atrás. Estas erupções produziu três caldeiras enormes que formam uma cadeia , bem como as ilhas havaianas , que segue o movimento da placa sobre o hotspot. O tamanho da caldeira mais recente é 28 milhas por 47 milhas . O supervulcão Toba, localizado na Indonésia , deixou uma caldeira que é 62 milhas por 22 milhas. Esta caldeira é agora um grande lago .