plantas geotérmicas , como a maioria das fontes de energia , não produzir emissões atmosféricas do processo de conversão de energia. Estes incluem pequenas quantidades de dióxido de carbono e óxido de nitrogênio , que são produzidos em quantidades de 24 e 3865 vezes maior , respectivamente, em usinas de carvão do que usinas geotérmicas . Apesar dos efeitos essencialmente insignificante em comparação com as emissões de combustíveis fósseis , as emissões de certas podem representar riscos para as pessoas nas proximidades , tais como trabalhadores da fábrica . As incidências de envenenamento por sulfeto de hidrogênio ocorreram, com sintomas que incluem respiração ofegante e doença respiratória.
Seismic Atividade
Ao contrário de grande parte das atividades que causa terremotos , atividade sísmica incorridos por forma de energia geotérmica é quase exclusivamente indetectável por seres humanos. Estes eventos são conhecidos com precisão como " microearthquakes , " registrar não superior a 3 na escala de Richter. Tais incidentes são estimulados pela injeção de fluidos geotérmicos na terra, e atividade tem seu foco no ponto de injeção . Microearthquakes são considerados não-ameaçador para atividades usina geotérmica ou as comunidades do entorno de suas operações. No entanto, algumas queixas foram feitas em relação a estes acontecimentos , e vários tremores registrar mais alto na escala Richter ocorrido.
Deslizamentos
Os especialistas suspeitam que deslizamentos de terra pode ser desencadeada por atividade geotérmica . Muitas plantas geotérmicas são colocados em zonas predispostas a ocorrências de deslizamento de terra , de modo a uma conclusão definitiva quanto à causa e efeito tem sido inatingível. Deslizamentos de terra podem ser provocadas pelo calor gerado no subsolo das atividades geotérmicas contínuas, deteriorando a composição do solo , e ainda mais agravada pela atividade sísmica , talvez também um resultado direto geotérmica . Alguns especialistas acreditam que a deslizamentos de terra em locais usina geotérmica pode ser evitada devido aos sinais de alerta que oferecem, embora muitas ocorrências devastadoras já foram documentados.
Terra Deformação
repetida extração de fluidos da Terra pode resultar na diminuição da pressão interna no subsolo , causando afundamento gradual das camadas superiores da terra . Isso pode causar danos ao estradas, oleodutos ou edifícios ; grandes áreas afundadas perto de corpos de água pode até ficar alagado . Um caso extremo foi gravado em 2005: uma área perto de uma instalação geotérmica na Wairakei , Nova Zelândia, havia sido baixada 46 pés em seu centro , depois de ter afundado cerca de 1,5 metros por ano desde que foi construído
.