A erosão pode ser subdividida em uma seqüência de três eventos principais: (1) Destacamento ou quebrar o substrato pedra para baixo pelo intemperismo físico em partículas menores ou pelo intemperismo químico em compostos que podem ou ser transportado ou dissolvido em água ; (2) arrastamento que resulta da água descendo as montanhas e vales , como a força da gravidade puxa o material particulado e material dissolvido ao longo de seu fluxo ; e ( 3 ) de transporte do material particulado podem ocorrer desde que a velocidade do meio de transporte de água é suficientemente rápido para mover horizontalmente o material juntamente com o seu fluxo .
água de velocidade e volume Stream Fotografia
partículas erodidas e produtos químicos são arrastados na água . A quantidade de material particulado erodido transportada por um córrego ou rio é a sua carga de sedimentos . A quantidade de carga na água pode conter depende do seu volume de fluxo de água , a sua velocidade e, como as curvas de transmissão , é executado linear ou serpenteia seu curso . Os resultados do volume de água da chuva e da neve derreter valores captados pela corrente nas altitudes mais elevadas. A sua velocidade depende da inclinação , bem como o volume da corrente . O tamanho das partículas transportadas pela água irá aumentar à medida que a velocidade aumenta .
Há uma relação direta entre a erosão ea taxa de velocidade , em que a erosão aumenta com o aumento da velocidade . Um fluxo rápido escoamento pode transportar material de tamanho microscópico até tamanhos de seixos e pedregulhos até mesmo em casos extremos. A água flui naturalmente mais rápida do lado de fora de uma curva de modo que a curva de derreter, mais rapidamente . A água se move ao ritmo mais rápido no centro de um fluxo de movimento em linha reta .
O processo de deposição
Quando a água atinge nível do solo , o fluxo retarda para baixo ea água cai a sua carga de sedimentos gradualmente em relação direta com a sua diminuição da velocidade . As partículas maiores cair em primeiro lugar, e uma vez que continua a desacelerar, os seixos, areias e argilas acabará tudo assentar.
Em fluxos curvas , a velocidade da água é mais lenta no interior das curvas , o que resulta na deposição de acumular nas curvas internas , enquanto a água de escoamento mais rápido nas curvas de fora pega sedimentos e corrói -los. Devido a esse processo , os cursos de córregos e rios tendem a se mover para os lados.
Outros efeitos gravitacionais sobre Erosão
Os exemplos mais perigosos e repentinos de movimento causado pela gravidade são deslizamentos de terra, quedas de rochas e avalanches. Grandes quantidades de precipitação atos com a gravidade para fazer com argila ou solos arenosos normalmente secos com vegetação esparsa para formar fluxos de lama ou deslizamentos de terra . Estes costumam acompanhar canais de rios e lavar pontes , árvores e edifícios em seu caminho de destruição.