Embora existam muitas bactérias que degradam o óleo , Alcanivorax borkumensis é um dos mais conhecidos e mais eficiente . Embora a bactéria é raro nos oceanos limpos parece e se reproduz rapidamente em águas poluídas por óleo. Alcanivorax borkumensis usa petróleo para a energia, quebrar os alcanos encontrados no óleo e convertê-los em alimentos. Ela também é capaz de utilizar tanto o azoto orgânico e inorgânico . Cientistas do Centro Alemão de Pesquisa de Biotecnologia quebraram o DNA de Alcanivorax borkumensis e estão esperando para usá-lo para construir as bactérias ainda mais eficazes para limpezas de petróleo.
Micróbios
Archaea
Archaea são organismos que são cerca de 20 por cento do tamanho de bactérias e acelerar a decomposição de compostos orgânicos e alguma matéria inorgânica. Ele faz isso primeiro através da conversão em bactérias co - enzima A, e se co - enzima rompe as bactérias nos alimentos que as bactérias podem comer . Archea geral acelerar a decomposição de matéria orgânica para até cinco vezes a taxa normal. Além do uso em derramamentos de óleo archaea é usado no tratamento de esgotos e de limpeza regular das vias navegáveis recreacionais .
Cogumelos
Cogumelos têm sido muito conhecidos por sua capacidade de decompor a matéria orgânica e eliminar toxinas do solo. A maioria das pessoas , porém, não têm conhecimento de que o próprio cogumelo é apenas o "fruto" do organismo, a maioria dos quais vive no subsolo. A parte do subterrâneo cogumelo vida é chamada de rede micelial e é o micélio que realmente faz o trabalho de quebrar orgânicos e os micélio pode todas as funções de forma independente. Quebrando uma rede só cria várias redes menores. Ao isolar os elementos que tornam isso possível , os cientistas começaram a fazer plásticos que naturalmente biodegradáveis e acreditam que esta tecnologia também será útil para limpezas de petróleo.
Plantas
Plantas são capazes de remover com segurança petróleo e toxinas do solo. Embora este processo é mais lento do que o uso de soluções de bactérias , de 400 espécies de plantas têm sido mostrados como sendo úteis no presente processo que envolve a introdução de plantas que demonstraram uma capacidade para absorver materiais perigosos sem morrer . Petróleo e outros materiais tóxicos são passados através do sistema radicular à folhagem plantas e , em seguida, a folha é colhida e eliminados de forma segura .