Os vulcões das ilhas do Havaí e das Ilhas Galápagos são vulcões característicos que se formam sobre um ponto quente ou um limite de placa tectônica no manto da Terra. Aqui, fissuras na crosta da Terra permitem que o magma para forçar seu caminho para cima e para fora através das rachaduras. A lava flui em todas as direções e constrói gradualmente cada vez mais grandes depósitos circulares conhecidas como vulcões .
Túneis de lava
fluxos de lava Kilauea, no Havaí. Vulcões
Escudo construir lentamente , e um traço característico é que os túneis formar no interior das camadas de lava existentes . Eles fornecem canais interiores para o fluxo de lava para que ele permaneça quente por mais tempo e viaja para a borda existente do lava escudo onde ele irrompe e se espalha ainda mais a lava. Magma é o material fundido abaixo da crosta terrestre . Uma vez que atinge a superfície da terra como ferve fora do vulcão , é chamado de lava. Sua temperatura varia de 700 a 1.300 graus Celsius.
Zonas Rift
crates vulcânicas são vistas comuns no Havaí .
A maioria dos vulcões formam ao longo das zonas de rifte em África Oriental ou no Oceano Atlântico, onde as placas tectônicas estão separando , criando fissuras que a lava pode penetrar. Duas exceções são as ilhas do Havaí e as Ilhas Galápagos , que formam mais de pontos quentes no Oceano Pacífico. Hot spots são pontos fracos onde o magma irrompe na crosta terrestre e não são localizados perto zonas de rifte . Como a crosta se move sobre o ponto quente , ele cria um arco de ilhas .
Calderas
Mauna Kea se destaca no horizonte , no Havaí.
As grandes depressões circulares chamado formulário de caldeiras desde a abertura original a cume do vulcão , onde o magma flui para fora do seu quarto. A erupção e remoção de grandes volumes de magma pode resultar em um enfraquecimento da rocha sobrejacente que , em seguida, cai em caldeira . As crateras são depressões circulares menores criados por explosões que ocorrem durante as erupções de vulcões stratovolcanoes e cinza cone .