Tornados são produzidos por um tipo de nuvem, conhecida como cumulonimbus . Estes são imponentes gigantes que podem subir para mais de 50 mil pés . Quando eles se tornam graves na natureza, eles são chamados de tempestades supercélulas . Além de tornados, estas nuvens são responsáveis pela maioria de todo o mau tempo, incluindo fortes chuvas , ventos severos , raios e granizo perigoso prejudicial.
Trovoada Lifecycle
Trovoadas começam a vida como pequeno , inchado e de aparência inocente nuvens cumulus . Estas nuvens são nuvens de baixo nível , formando 6.500 pés abaixo . Se o ambiente é instável o suficiente, estas nuvens cumulus vai começar a crescer verticalmente. Como eles começam a formar ondas para cima , tornam-se altaneiro cumulus ou cumulus congestus nuvens. Neste ponto , uma forte formas Updraft dentro da nuvem . A próxima etapa envolve o desenvolvimento de uma corrente descendente forte , produzindo uma tempestade maduro. Esta corrente descendente é responsável pela produção das fortes chuvas e granizo. Esta é também a fase em que a tempestade tem o potencial para formar um tornado.
Formação Tornado
formação Tornado requer tanto uma tempestade maduro e vento de cisalhamento . Cisalhamento do vento ocorre quando há ventos fortes em todos os níveis que se transformam com a altura em sentido horário , produzindo uma circulação horizontal. Esta circulação é então inclinado verticalmente pela poderosa corrente ascendente da tempestade. Isto cria o que é conhecido como um mesociclone dentro da super célula , uma de 2 a 6 metros de largura da área corrente de ar que circula . É aqui que uma nuvem parede pode se desenvolver. Esta nuvem representa uma parede base da nuvem reduzido que desce abaixo do mesociclone . É o último estágio antes da formação de uma furacão . Se a circulação mesociclone intensifica o suficiente , ele vai atingir o chão como um tornado.
Sinais de alerta nas nuvens
Há vários sinais que indicam o potencial de formação de tornado em uma determinada nuvem cumulonimbus . Em primeiro lugar, as nuvens vão ultrapassar o topo do topo da bigorna da tempestade. Isto é devido ao enorme poder da corrente ascendente . Este excesso terá a aparência de uma bolha ou de projecção em forma de cúpula . Se esta superação tem a duração de mais de 10 minutos , é uma indicação de que a tempestade é forte o suficiente para produzir mau tempo, incluindo tornados. Em segundo lugar , uma nuvem de parede irá desenvolver . Esta nuvem de parede irá ser persistente , com duração de 10 a 20 minutos , e exibem forte circulação . Além disso, haverá uma forte entrada de superfície, com ventos de 25 a 35 quilômetros por hora.
Localização de nuvens cumulonimbus
As nuvens cumulonimbus geralmente ocorrem ao longo de frentes frias . Essas frentes representam áreas onde , ar polar frio e seco está colidindo com o ar marítimo quente e úmido . Essa interação cria a instabilidade atmosférica e elevação necessária para produzir nuvens cumulonimbus e tornados. Supercélulas são mais susceptíveis de ocorrer ao longo dos Plains, uma área conhecida como Tornado Alley , durante a primavera .