As placas convergem de duas maneiras. Quando as placas convergem simplesmente , que empurre contra o outro , e dobrando o material enrugando . O material é empurrado para cima para formar montanhas. As montanhas do Himalaia no centro-sul da Ásia são um exemplo de placa de convergência . Esta cordilheira é o resultado da convergência da colisão frontal das placas Indo- australiana e da Eurásia . Em algumas áreas , as placas deslizam por baixo uns aos outros , em vez de empurrar um contra o outro . Este processo é conhecido como " subducção ".
Placas subduzindo
subducção ocorre quando uma placa desliza sob outra placa , formando uma vala onde as placas convergem . A placa superior é empurrada para cima , formando montanhas . O calor do atrito destas placas derrete o material que está a ser subductada . As piscinas formas materiais derretidos , que às vezes endurecem subterrâneo. Algumas dessas piscinas empurrar para a superfície , criando vulcões. Estes intervalos vulcânicas pode ser visto em todo o mundo . Se você olhar para um mapa de regiões vulcânicas , você vai ver que eles formam um anel ao redor do globo . Este anel é conhecido como o " Anel de Fogo " do Oceano Pacífico. Cadeias de montanhas vulcânicas , cadeias de ilhas e arquipélagos são formadas através de subducção . As montanhas do estado de Washington costeira são montanhas de zona de subducção . Ao destruir a crosta de idade, zonas de subducção criar espaço para uma nova crosta de ser formada em limites divergentes.
Limites de placas divergentes
Os limites divergentes são formados onde as placas puxar afastados um do outro . Quando esses limites acontecer em pisos mar , eles criam uma nova crosta e espalhar no fundo do oceano . À medida que as placas se afastam umas das outras a fenda é formada. Magma força seu caminho através da fenda onde esfria , torna-se frágil e rachaduras. Nova magma vai forçar seu caminho para cima , espalhando o material da superfície recém-criado. Em terra, fendas formam em limites divergentes e formar falhas de ambos os lados da fenda . Material no centro da fenda começa a cair , formando vales de rift . A água flui para os vales , formando lagos longos ou cadeias lago . Quando o material cai abaixo do nível do mar , novos oceanos se formar. O Mar Vermelho é um exemplo de um vale do Rift , onde um oceano está sendo formado .
Outros limites de placa
Conservador, ou a transformação , as fronteiras são onde as placas estão deslizando por entre si . Esses limites não destruir ou criar material da crosta , mas formar falhas em seu lugar. Ao longo do tempo , fazem mudar a posição da terra . Terremotos são frequentes ao longo desses limites de placas . Em algumas regiões , mais do que duas placas se encontram e mover-se em formas diferentes , criando paisagens complicadas . A região do Mediterrâneo - Alpine é um exemplo de estruturas fundiárias complicadas provocadas pela movimentação de mais de duas placas.